O Estudo Dirigido de Metodologia Científica
Por: William Mendes • 7/6/2021 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
WILLIAM MACEDO MENDES BRITO
RESUMO E ANALÍSE CRÍTICA
UMA QUESTÃO DE FÉ
Aracaju
2019
WILLIAM MACEDO MENDES BRITO
RESUMO E ANALÍSE CRÍTICA
UMA QUESTÃO DE FÉ
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção, sob orientação do Prof. Dr. Auro de Jesus Rodrigues, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Metodologia Científica.
Aracaju
2019
PARTE TEXTUAL
REFERÊNCIA DO FILME |
UMA Questão de Fé. Direção de Rich Christiano. Michigan: Five & Two Pictures, 2014. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ruhSVMEpeXY Acesso em 29 set 2019.
RESUMO DO FILME |
Rachel Whitaker, filha única e de pais tradicionais cristões, está no seu primeiro período na Universidade. Lá ela vive suas primeiras experiências morando longe da família, tendo contato com pessoas e ideias diferentes, particularmente nas aulas com o professor Kaman da matéria de Biologia onde sua abordagem sobre evolucionismo a coloca em dúvida em relação ensinamentos da sua família e sua própria fé.
É nesse momento de dúvida que o seu pai Stephen Whitaker percebe que sua filha não está tão interessada em religião como de costume e decide confrontar Kaman, no que o professor faz a proposta de realizarem um debate Criação versus Evolução e o pai se vê forçado a aceitar, mesmo não sendo tão capacitado.
Enquanto Rachel lida com a sua confusão e vergonha do pai, um jornalista cristão que está fazendo uma matéria sobre o debate se aproxima dela como único aluno que se opõe a opinião do professor o que a faz refletir sobre reafirmar sua fé.
O jornalista descobre e indica a Stephen um ex-professor que é criacionista e desafeto de Kaman e o pai o convida a ajuda-lo no debate, que apesar de recusar inicialmente, acaba aparecendo para discursar e debater na conclusão do filme.
ANÁLISE CRÍTICA |
O ingresso na vida universitária é para muitos jovens um momento de descoberta, onde oportunidades de interação e de troca de conhecimento com uma diversidade de pessoas formam a visão de mundo do estudante.
Tais oportunidades como: aulas, intervalos e eventos extraclasse fazem o estudante estar constantemente suscetível a um conhecimento novo, passível de mudar sua perspectiva como aconteceu com Rachel ao escutar seu professor falar sobre o Evolucionismo a fez enxergar de uma forma diferente a de sua família.
E tão importante quanto consumir uma informação nova é refletir sobre a mesma, já que o contraponto que o jornalista trouxe sendo crítico a opinião do professor fez Rachel refletir sobre a teoria e que contexto ela está inserida o que permitiu construir sua própria a sua própria, mais ampla por ter tido uma visão diferente e mais capaz de respeitar outras opiniões.
...