O Experimento nº 1 – Medições de Grandezas Elétricas
Por: Gustavo Oliveira • 6/6/2019 • Relatório de pesquisa • 807 Palavras (4 Páginas) • 179 Visualizações
Disciplina: Laboratório de Eletricidade Básica 2016 / 1
Professor: Edvaldo Lima Paniago
Matrícula: 12/0127199 Aluno: Luiz Felipe Mascarenhas Coutinho Turma: A Data: 25/03/2016
Experimento nº 1 – Medições de Grandezas Elétricas
- Objetivos
Este experimento tem como objetivo familiarizar os alunos com o uso do multímero digital para medições de tensão, resistência e corrente elétrica, e com o uso da chave de teste-neon e do alicate amperímetro.
- Materiais e componentes
- Multímero;
- Resistores;
- Amperímetro;
- Voltímetro;
- Wattímetro;
- Bobina de corrente;
- Bobina de tensão;
- Amostra de condutor de cobre;
- Fusível Diazed;
- Disjuntor;
- Botoeira;
- Interruptor;
- Bateria ou pilha;
- Bancada de testes;
- Lâmpada;
- Alicate Amperímetro.
- Fundamentos teóricos
Devido ao campo eletrostático de uma carga elétrica, esta é capaz de realizar trabalho, atraindo ou repelindo outras cargas. Essa capacidade de realizar trabalho é chamada de potencial. A diferença de potencial entre dois pontos é chamada de tensão, que é medida em Volts (V). A tensão causa uma movimentação de elétrons, que é chamada de corrente e é medida em Ampères (A). A resistência elétrica é a oposição ao fluxo da corrente e é medida em Ohms (Ω).
A medição de tensão com um multímero é realizada conectando as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido, como mostra a figura 1.
[pic 2]
Figura 1: Medição de tensão elétrica.
A medição de corrente elétrica com um multímero é realizada fazendo a conexão dele em série com o ponto a ser medido, como ilustrado na figura 2.
[pic 3]
Figura 2: Medição de corrente elétrica.
A medição de resistência elétrica com um multímero é realizada desligando todos os pontos da peça a ser medida e encostar uma ponta de prova em cada lado da peça, como ilustrado na figura 3.
[pic 4]
Figura 3: Medição de resistência elétrica.
- Sequência da montagem
Na primeira etapa do experimento, na qual realizaremos medições de resistência e testes de continuidade elétrica, deve-se fazer as medições com os circuitos desligados, a fim de garantir a segurança tanto do equipamento quanto do operador. No caso das medições de resistência, os componentes devem estar fora do circuito, para evitar erros na leitura.
Na segunda etapa, na qual realizaremos medições de tensões, deve-se conectar o multímero em paralelo com a pilha ou bateria fornecida e depois com as tomadas monofásica e trifásica da bancada. Depois, deve-se montar um circuito com um disjuntor, usando seu terminal superior como entrada da fonte. Então, liga-se a chave da bancada e mede-se a tensão em seus terminais. Depois, desliga-se o disjuntor e a bancada e conecta-se uma lâmpada na saída do disjuntor e mede-se a tensão em seus terminais.
...