TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo de Elétrons

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Sabendo que a corrente nada mais é do que o fluxo de elétrons através de algum material condutor, tendo como maior exemplo os cabos de energia. A maior diferença entre as duas correntes esta no seu sentido, enquanto que na continua os elétrons se movimentam em um único sentido, a alternada tem alterações na direção constantemente.

Outra diferença entre as duas esta na capacidade de levar energia a uma longa distância. Na corrente alternada o desperdício de energia é muito pouco em longas distâncias, diferente da continua que tem um desperdício muito grande. A explicação é simples, a corrente alternada tem a capacidade de ficar com uma maior energia em comparação da continua, tendo menos perdas pelo trajeto. Já a corrente continua é muito utilizada em alimentações com baixa tensão, encontradas em pilhas e baterias, já que não precisam de muita distancia para alimentar o aparelho, pois o contato é direto.

No Brasil temos diversos modos de geração de energia sendo a maior deles através de usinas hidrelétricas, que utiliza a vazão e a queda da água em turbinas para transformar em energia. Temos também a usina termoelétrica, que utiliza a queima de um combustível para a transformação em energia. A usina nuclear que por sua vez que utiliza a química e modificações no núcleo de certos átomos que liberam alto numero de energia ao serem rompidos. A energia eólica que utiliza hélices e o vento para a transformação da energia, sendo uma energia limpa. E por ultimo a energia solar que transforma a energia do sol em energia elétrica, sendo que hoje já é encontrada em varias residências.

O trajeto dessa energia no pais precisa de um esquema de logística grande, pois as usinas muitas vezes tem que alimentar cidades distantes de onde estão localizadas. Como já sabemos que a corrente alternada é a mais indicada para levar energia para longas distancias, só precisam montar o trajeto ao destino dessa energia. Por isso são lançados um valor muito alto de energia na linha de transmissão de energia onde podemos ver altas torres em certos pontos da cidade. Essa energia tem como destino a subestação de energia, onde sua função é diminuir a tensão para poder ser lançadas aos postes de energia que vemos em nossas ruas. Como ultimo estagio a energia chega nos transformadores de cada rua que diminui a tensão para 110v ou 220v ou outros valores conforme a necessidade. Lembrando que em nenhum momento a corrente deixa de ser alternada, se no caso algum aparelho tiver a necessidade de receber uma corrente deste tipo, ele terá um transformador interno voltado para essa finalidade.

Como já citado anteriormente as vantagens de se usar a corrente alternada são basicamente pela capacidade de transportar altos valores de tensões, já que assim diminui a perda de energia no trajeto e diminui os custos. A única desvantagem estaria ligada exatamente no fator de alta tensão, pois uma descarga de energia poderia ser fatal ao ser humano, por isso as temos as tensões reduzidas em nossas residências, para evitar sérios riscos ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com