O GERADOR DE SINAIS
Por: RobinhoSilva • 12/12/2017 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
CEEI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática
DEE – Departamento de Engenharia Elétrica
Disciplina: Laboratório de Eletrônica
Professor: José Gutembergue de Assis Lira
Aluno: José Domingos de A. Neto
José Patrício Gomes da Silva
RELATÓRIO - EXPERIMENTO #5:
GERADOR DE SINAIS
Data do experimento: 02 de Agosto de 2017
Campina Grande, agosto de 2017
Objetivos:
Esta prática tem como objetivo a montagem e verificação de um circuito gerador de sinais, tais como ondas quadradas e triangulares. Com o uso de amplificadores operacionais e elementos passivos.
Materiais utilizados:
- Circuito Integrado TL 084;
- Resistores: 10kΩ, 1kΩ, 100kΩ;
- Fonte de tensão de 12V e -12V
- Potenciômetro;
- Diodo
- Capacitor: 1nF e 10nF;
- Osciloscópio digital;
- Multímetro digital;
Montagem 1: OSCILADOR DE ONDA QUADRADA E EXPONENCIAL
É um circuito que utiliza realimentação positiva para o funcionamento, ele apenas utiliza o capacitor para armazenar energia e comparar a tensão do pino 13 (entrada inversora) com a tensão do pino 12(entrada não inversora) dessa forma o amplificador, funciona como um comparador, saturando para cima (V13 < V12) ou para baixo (V13 > V12), dessa forma se gera a onda quadrada, o circuito pode ser visto a figura 1, em seguida foi colocado um potenciômetro como mostrado na figura 2 com isso pode-se obter ondas quadradas com diferentes frequencias.
[pic 1]
Figura 1 – Oscilador de onda quadrada
[pic 2]
Figura 2 – Oscilador de onda quadrada com freqüência Variável
Montagem 2: GERADOR DE PULSOS
Ao adicionar dois diodos com polaridades invertida na malha negativa do amplificador, podemos controlar o tempo de carregamento e descarregamento do capacitor, dessa forma podemos gerar sinais PWM a qual a largura do pulso e determinada pela constante(τ) de carrega e descarga de um capacitor podemos observar o circuito através da figura 3 .
[pic 3]
Figura 3 – Gerador de Pulsos
Montagem 3: INTEGRADOR
Em primeira instancia temos que fazer algumas considerações para o circuito da figura 4 ser considerado um circuito integrador ω»1/RC, desse modo a tensão em cima do capacitor é considerada um integrador.
[pic 4]
Figura 4 - Integrador
Conclusões
Verificou-se que o amplificador operacional possui uma grande importância na eletrônica, apesar deste texto abordar algumas montagens, é possível observar que de acordo com as configurações dos dispositivos o amplificador operacional pode ser usado em diversos ramos, tendo assim diversas aplicações. Os filtros eletrônicos constituem uma das aplicações mais comuns da eletrônica, sendo amplamente utilizados na aquisição e processamento de sinais de áudio, vídeos e de dados, em sistemas de alimentação, telecomunicações, controle e instrumentação. Possui um vasto e diversificado repertório de aplicações em praticamente todos os setores da eletrônica. No presente experimento podemos verificar todas as funcionalidades de como o ampop pode funcionar também como filtro, com ótimas características de banda de passagem, freqüência de corte, fator de qualidade e freqüência de ressonância.
...