O Gerenciamento de Contratações e Riscos
Por: Nayana Érrico • 21/4/2021 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 115 Visualizações
Disciplina: Gerenciamento de Contratações e Riscos.
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo.
Pontuação: 15 pontos.
Tarefa 4
Vamos a nossa última tarefa!!
Elabore um texto sobre a aplicação do ciclo PDCA. Pesquise sobre o tema e escolha exemplos da utilização desta ferramenta nas organizações. Ao fazer o seu texto, pense na execução sistemática dos quatro passos (Planejar, Fazer, Checar e Agir) e como é possível atingir a melhoria contínua dos sistemas, processos, produtos e serviços.
O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas.
-----------------------------------------------------xx----------------------------------------------------------------O Ciclo PDCA e sua aplicação
O ciclo PDCA – Plan, Do, Check and Act/Adjust – é um método de gestão de melhoria em quatro passos muito utilizado por empresas que desejam otimizar e elevar a qualidade de um ou mais processos por meio de medidas controladas e ordenadas. Esse formato de projeto possibilita a melhoria contínua, uma vez que a repetição das etapas permite ajustes constantes e cada vez mais alinhados com a estratégia central.
[pic 1]
Em português, a sigla significa planejar, executar, verificar e agir ou ajustar. Então, para iniciar um projeto de melhoria com o PDCA, o primeiro passo a ser dado é o planejamento, a parte estratégica, quando as informações são levantadas e analisadas e há a programação dos acontecimentos desejados. Aqui é necessário avaliar o objetivo, os recursos, as métricas orientadoras e o tempo disponível.
A fase de execução é o momento de pôr os planos em prática, levando em consideração as premissas estabelecidas no planejamento. Nesta etapa também se avalia a qualidade da execução das tarefas e das entregas, o que consequentemente leva a próxima fase. Na fase de verificação se avalia tudo o que foi feito criteriosamente, e caso seja identificado algum desvio, uma ação de correção e ou corretiva deve ser tomada. As verificações devem ser orientadas e precisam de critérios definidos previamente.
A essa altura já estamos na fase de ação ou ajuste e precisamos corrigir imediatamente para conter o problema e corretivamente para evitar que ocorra outras vezes.
A vantagem mais evidente do ciclo PDCA é ser aplicável em qualquer tipo de organização ou processo. Além disso é simples e de fácil compreensão, o que o torna permeável em todos os níveis de uma organização, gerando uma cultura que tende a garantir a manutenção da metodologia.
Por ser um ciclo, o PDCA precisa ser rodado continuamente, porque se for esquecido perde o sentido e deixa de gerar resultados, ou seja, não basta implementar, é preciso alimentar o sistema (ciclo) de forma integral, dando atenção e importância a todas as etapas para que o efeito seja positivo e o resultado pretendido alcançado.
A metodologia é simples e exige pouco recurso, se comparado a softwares e metodologias mais sofisticadas, e, portanto, não impede a implementação de outras ferramentas simultaneamente.
Em resumo, a ferramenta permite a reavaliação dos mesmos processos e problemas em diferentes momentos, com cenários também diferentes e possivelmente pessoas diferentes envolvidas no processo, isso é o que torna ainda mais forte a tese de que é um método de melhoria contínua, já que tudo muda e está em movimento, a revisitação constante das decisões e dos processos só pode agregar valor a estes processos. A atualização faz parte da melhoria, principalmente em tempos de evolução tecnológica cada vez mais veloz, é necessário se avalie a utilização máxima dos recursos disponíveis .
...