O Gerenciamento de Risco
Por: Ana Maria Dias • 2/5/2021 • Resenha • 654 Palavras (3 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Resenha Crítica de Caso
Ana Maria de Souza Dias
Trabalho da disciplina Gerenciamento de Riscos
Tutor: Prof. Márcio Jorge Gomes Vicente
Lagarto - SE
2020
GERENCIAMENTO DE RISCOS DE ACIDENTES EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Referência: SILVA, Emerson Cláudio; OLIVEIRA, Ualison Rébula. Gerenciamento de Riscos de Acidentes em uma Empresa de Construção Civil. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. http://pos.estacio.webaula.com.br/ead/sendWork. Acesso em: 26 de outubro de 2020.
O artigo estudado propôs analisar os acidentes ocorridos em uma Empresa de Construção e Montagem Industrial no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, fundamentado nos dados da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) emitidas e as investigações de acidentes.
Na Construção Civil, considerando os aspectos de segurança no trabalho, encontra-se como um dos setores mais deficitários, com os altos índices de acidentes do trabalho, apresentando assim uma alta taxa de acidentes, lesões graves e óbitos. Além disso, aparecem como um dos setores industriais mais atrasados em termos de melhorias e qualidade de vida de seus colaboradores.
O acidente de trabalho é um evento indesejável e anormal que acontece durante o labor do trabalhador, que interrompe a tarefa, prejudica outras atividades, causa danos a saúde dos trabalhadores, e conforme o grau das lesões e/ou morte, provoca prejuízo às empresas. O estudo de causas dos acidentes laborais é de fundamental importância para empresa, trazendo sugestões de melhorias no processo de trabalho e demonstrando os impactos dentro e fora da empresa.
Neste trabalho o estudo de causas utiliza técnicas de análise e avaliação de riscos de modo reverso e complementar de todos os acidentes ocorridos na construção e montagem eletromecânica. O método tem como dados de entrada os efeitos das falhas, acidentes com e sem afastamento, e suas respectivas causas básicas. Em seguida é identificado o processo/setor e elaborado um fluxograma da sequência produtiva, com tarefas e medidas de prevenção de acidentes, dos subsetores com maior incidência de eventos não desejados, que impactam a política de segurança e saúde ocupacional da empresa.
A Failure Mode and Effets Analysis (FMEA) é uma abordagem estruturada, de baixo para cima, que permite prever as potenciais falhas do nível e associar os efeitos ao próximo nível ou subsistema, com a análise completa do sistema. O Gráfico de Pareto permite identificar e visualizar falhas, problemas, acidentes e suas causas de maior relevância. Desta forma, essa pesquisa utiliza essas ferramentas para quantificar e demonstrar em forma de gráfico os subsetores com maior índice de acidentes e em outro gráfico as suas causas.
...