O Hemisférico
Resenha: O Hemisférico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinhoca • 2/10/2014 • Resenha • 318 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
O Hemisférico
O Hemisférico é um dos edifícios da Cidade das Artes e das Ciências em Valencia, Espanha. O início da obra ocorreu por volta de 1990 e sua conclusão em 1998. Construído a modo de um olho aberto que tudo vê, no interior da edificação possui uma telacôncava de 900m² onde podem ser vistos grandes filmes no formato IMAX Dome semiesférico, cinema 3D digital com tela de 12x6m e projeção digital para exibições astronômicas e espetáculos de entretenimento. Tem capacidade para 300 espectadores por sessão. Sua estrutura conta com um dos melhores suportes tecnológicos do mundo.
Ao vê-lo pela lateral, assemelha-se a um olho humano, já em sua vista frontal pode-se deduzir a imagem do tatu bola, onde a cobertura ovoide representaria sua carapaça e os portões os olhos, e a entrada da edificação mais estreita representaria a cabeça.
Está limitado ao norte e ao sul por dois piscinas retangulares, emergindo delas como uma grande cúpula formada por uma parte centra fixa, os elementos laterais móveis que funcionam como brises, e a lateral transparente envidraçada. Esta cobertura ovoide protege uma esfera em seu interior. A estrutura geral está constituída por uma cobertura ovoide, formada por cinco arcos rebaixados que se apoiam nos extremos sobre tripés de concreto armado, unidos entre sim por perfis laminados e vigas. Dentro desta estrutura se dispõe a outra secundária que constitui a sala de projeções, executada em concreto armado, assentada sobre uma fundação de lajes de grande espessura. A arquitetura exterior, a cúpula ovoide do Hemisférico está formada por grandes laminas de vigas metálicas de 90m de comprimento, que surgindo do nível da água envolvem a cúpula. Estas laminas apresentam enormes cancelas móveis semelhantes às pálpebras do olho. O movimento é obtido por meio de um sistema hidráulico, semelhante ao usado em portões de garagem.
...