O Impacto Ambiental gerado pelo uso do fogo controlado
Por: Diego Henrique Siewert Castilho • 16/6/2018 • Artigo • 10.719 Palavras (43 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
DIEGO HENRIQUE SIEWERT CASTILHO
IMPACTO AMBIENTAL GERADO PELO USO DE FOGO NA PRÁTICA DO PREPARO DO SOLO
CURITIBA
2016
DIEGO HENRIQUE SIEWERT CASTILHO
IMPACTO AMBIENTAL GERADO PELO USO DE FOGO NA PRÁTICA DO PREPARO DE SOLO
Trabalho de conclusão de curso apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAE Centro Universitário.
Orientador: Prof. Ms. Marcelo Leoni Schmid
CURITIBA
2016
RESUMO
CASTILHO, Diego Henrique Siewert. Impacto ambiental gerado pelo uso de fogo na prática do preparo de solo. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Ambiental e Sanitária) – FAE Centro Universitário. Curitiba, 2016.
O fogo é um fenômeno natural que existe na terra desde os tempos dos primórdios, onde o mesmo desde então e utilizado como uma ferramenta para o desenvolvimento da humanidade, porém o uso do fogo se não controlado pode ocasionar impactos ao meio ambiente, alterando suas características químicas, físicas e biológicas. O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos ambientais ocasionados pelo uso do fogo no manejo do solo, identificar as técnicas de queimas controladas e os cuidados que deve ser tomado na aplicação das mesmas, analisando se estão em conformidade com a legislação brasileira, além de identificar possíveis medidas preventivo-mitigadoras. Foi analisado a legislação e as diferenças na obtenção de licença para queima controlada em três Estados, onde cada região tem um uso especifico para a utilização da queima controlada. No Paraná a legislação e mais rigorosa onde o uso do fogo deve ser substituída gradativamente por tecnologias que realizem a mesma função da queima controlada, no Mato Grosso do Sul as licenças para uso da queima controlada são suspensas em temporadas estabelecidas por legislação, durante esse período o uso do fogo seria mais destrutivo do que benéfico. Em Minas Gerais a legislação se torna mais permissível quanto ao uso do fogo para manejo do solo, uma vez que a vegetação do local necessita de estimulo para florescer e o uso de tecnologias se torna economicamente inviável para pequenos agricultores.
Palavras-chave: Fogo; Manejo; Impacto; Solo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 OBJETIVOS 7
1.1.1 OBJETIVO GERAL 7
1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
2.1 DEFINIÇÃO DE QUEIMADAS CONTROLADAS 11
2.1.1 Conceito de queima controlada e incêndio florestal 11
2.1.2 Objetivos das queimadas controladas 11
2.1.3 Tipos de queimadas controladas 12
2.2 LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO USO DO FOGO 14
2.2.1 Federal 14
2.2.2 Estadual 14
2.3 IMPACTOS RELACIONADOS AO USO DO FOGO PARA MANEJO DE SOLO 17
2.3.1 Impacto do fogo sobre as características químicas do solo 17
2.3.2 Impacto do fogo sobre as características físicas do solo 18
2.3.3 Impacto do fogo sobre a fauna 19
2.3.4 Impacto do fogo sobre a flora 19
2.4 PROCEDIMENTOS E CUIDADOS NA APLICAÇÃO DA QUEIMADA 20
2.4.1 Precipitação 20
2.4.2 Vento 20
3 METODOLOGIA 22
3.1 ANÁLISE DE TÉCNICAS UTILIZADAS PARA PREPARO DO SOLO 22
3.2 ANÁLISE DE LEGISLAÇÃO PERTINENTES AO USO DO FOGO 23
3.3 IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS NA UTILIZAÇÃO DO FOGO NO MANEJO DO SOLO 23
3.4 LEVANTAR AS FORMAS DE PREVINIR/MINIMIZAR OS IMPACTOS DECORRENTES A UTILIZAÇÃO DO FOGO 23
4 ANALISE DO RESULTADO 24
4.1 PARANÁ 25
4.2 MATO GROSSO DO SUL 26
4.3 MINAS GERAIS 26
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
6 REFERÊNCIAS 30
ANEXO A – COMUNICADO DE ATIVIDADE 35
ANEXO B – REQUERIMENTO PARA QUEIMADA CONTROLADA 37
ANEXO C – AUTORIZAÇÃO PARA QUEIMADA CONTROLADA 39
- INTRODUÇÃO
O fogo é um fenômeno natural sempre existiu e é responsável pela existência de vários ecossistemas. Antes de o homem dominar a técnica de iniciar o fogo, o mesmo só era obtido através de raios que em contato com a vegetação causava sua ignição. Foi à primeira fonte de energia natural a ser dominada pelo ser humano e é responsável pela sua evolução, o mesmo é utilizado para o aquecimento em regiões de baixas temperaturas até a utilização em foguetes para chegar à lua (SOARES, 1995).
O uso do fogo é uma prática comum no preparo do solo, a cinza resultante desse processo é utilizada como fonte de nutrientes para as plantações, porém a quantidade de materiais perdidos pelo solo nesse processo causa impacto a área atingida restringindo seu uso (COSTA; SCHAUD, 2007).
Após a queima, a vegetação rasteira tem um rápido crescimento, em poucos dias esta estimulada a rebrotar, seu rápido estimulo e decorrente ao fogo que tem seu papel importante para a vegetação ali existente, pois e responsável à polinização do local (COUTINHO, 1990). Em longo prazo a queima desse local provoca redução da fauna e flora, empobrecendo o solo, onde o mesmo perde nutriente e esta sujeita à causa de erosão por sua maior exposição à chuva (ALHO; MARTINS, 1995).
...