O LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO
Por: Thiago.Djoseff • 16/2/2022 • Trabalho acadêmico • 851 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO
Semáforo Inteligente
Professora: Michelle Mendes Santos
Alunos:
Fabrício
Thiago Djoseff Pinheiro Reis _ 0034029
Vanderson A. Moreira Andrade _ 0040193
Introdução
Neste trabalho consideraremos uma avenida principal e bem movimentada cortada por outra avenida (ou uma rua) com menos movimento na maior parte do tempo.
Nos baseamos no encontro da avenida Santa Rosa (menos movimentada) com a avenida Antônio Carlos (mais movimentada), em Belo Horizonte – MG. A avenida Santa Rosa tem mão e contramão. No entanto, somente uma faixa atravessa a avenida Antônio Carlos (a do sentido Pampulha – Jaraguá, ou, Mineirão – Aeroporto da Pampulha).
Segue abaixo a imagem do local retirada do Google Maps:
[pic 3]
Apesar de a avenida Antônio Carlos ter normalmente um maior tráfego de veículos, em dias de domingo ou de eventos no Mineirão, é comum ver a avenida Santa Rosa com trânsito muito intenso nesse pedaço, justamente pela dificuldade de se atravessar uma avenida tradicionalmente mais movimentada. Como os nossos semáforos operam em regime permanente, eles são incapazes de perceber uma alteração no volume de fluxo de veículos entre as
vias e, dessa forma, acabam por criar um “engarrafamento” em locais onde não deveriam ter.
Proposta
- Em um período de normalidade, ou seja, quando o tráfego da avenida Antônio Carlos for maior do que o tráfego da avenida Santa Rosa.
Para carros:
Quando um carro que vier na avenida Santa Rosa (sentido Pampulha – Jaraguá) chegar ao cruzamento com a avenida Antônio Carlos, o semáforo da avenida Antônio Carlos começará a contar 30s (exibindo o tempo) decrescente (continuando verde) em seguida fica laranja por 3s então fecha (vermelho). Considerando que um veículo que passar no semáforo no exato momento de que ele foi de laranja para vermelho precisa de 2s para atravessar a avenida Santa Rosa e mantendo uma margem de segurança de 2s, o semáforo da avenida Santa Rosa deverá abrir após 4s do fechamento do semáforo da avenida Antônio Carlos. Ele deverá permanecer aberto conforme os casos abaixo:
Caso 1: se for detectado mais de 4 carros, ficará aberto por 25s e então fica laranja por 3s e depois fecha (vermelho).
Caso 2: se o número de veículos for menor ou igual a 4 carros, ficará aberto apenas por 15s então fica laranja por 3s e depois fecha (vermelho).
OBS 1: Para ambos os casos foi levado em consideração duas coisas. 1) Que o pedestre precisa de pelo menos 20s para atravessar totalmente a avenida Antônio Carlos. 2) Que um veículo que passar no semáforo da avenida Santa Rosa no exato momento de que ele foi de laranja para vermelho precisa de 3s para fazer a conversão na avenida Antônio Carlos.
Dessa forma, para mantermos nossa margem de segurança de 2s, o semáforo da avenida Antônio Carlos só será reaberto após um período de 5s do fechamento do semáforo da avenida Santa Rosa.
OBS 2: Após ficar vermelho, o semáforo da avenida Santa Rosa só será aberto novamente após um período de 90s, mesmo que chegue um carro antes dos 60s após ele ser fechado.
Para pedestres:
Além das duas formas citadas no item anterior, no momento em que o pedestre que vier na avenida Santa Rosa (sentido Pampulha – Jaraguá) chegar ao cruzamento com a avenida Antônio Carlos e apertar o botão que fica no poste, o semáforo funcionará como se fosse o caso 2 do item anterior (respeitando a condição descrita na OBS 2), independente de quantas pessoas apertarem o
...