O LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS
Por: viviane.leao.017 • 8/8/2021 • Relatório de pesquisa • 574 Palavras (3 Páginas) • 118 Visualizações
ELE0518 -
LABORATÓRIO DE SISTEMAS DIGITAIS
2T456
Relatório – Experiências com multivibradores
Docente: Victor Ferraz
Discente: João Vinicius Lira da Silva
[pic 1]
Introdução:
Os circuitos geradores de forma de ondas não lineares, designados por Multivibradores, podem ser de três tipos: biestáveis, monoestáveis e astáveis.
O Multivibrador Biestável tem dois estados estáveis. Inicialmente o Multivibrador está em um dos estados estáveis e só se move para o outro se propriamente instigado externamente a mudar.
O Multivibrador Monoestável tem só um estado estável. Por um sinal exterior passa para outro estado quase-estável e passado algum tempo regressa ao estado inicial.
O Multivibrador Astável não tem estados estáveis e gera uma onda que oscila continuamente entre dois estados.
Nos circuitos abaixo, todos os resistores que não sejam especificados valores são 10 kohms, e os capacitores não especificados são 10 nF, o caso especial é o resistor em série com o led que sempre é de 220 ohms.
1- Multivibrador Biestável
a) Circuito de um Multivibrador Biestável de 2 botões:
[pic 2]
b) Circuito de um Multivibrador Biestável de 1 botão:
[pic 3]
d) Como observado, pode-se concluir que o circuito tem dois estados ativos. Os dois estados podem manter-se indefinidamente, podendo ser invertidos ao apertar do botão, considerando o primeiro exemplo de apenas um botão, o da esquerda possui apenas a função de ligar, enquanto o da direita possui a função apenas de desligar. No caso do circuito com um botão, ele possui a função tanto de ligar quanto desligar após introduzir algumas mudanças ao circuito.
2- Multivibrador Monoestável
a) Circuito de um Multivibrador Monoestável para um tempo de 1 s:
[pic 4]
A resistência utilizada será encontrada através dessa equação:
[pic 5]
Para encontrar um T = 1 s e um capacitor C = 10 uF é necessário um resistor de 90,9 kohms, porém como só posso utilizar 82 k ohms e outro de 10 para dar um valor um pouco maior em 92 kohms
b)Circuito de um Multivibrador Monoestável para um tempo de 0,5 us:
Para encontrar um T = 500 ns e capacitor C = 33 nF é necessário um resistor de 13,77 kohms, ou um de 12 kohms somado em série com outros 8 de 0,22 kohms, num total de 13,76:
[pic 6]
O valor de T1 calculado utilizando as resistências fornecidas pela questão é de: T1=4,99 ns.
d) O circuito monoestável possui apenas um estado estável, isso é possível ser observado, quando apertamos o botão e interferimos na estabilidade do sistema, fazendo a luz ligar por um tempo específico, dependendo do valor de resistência e capacitância escolhidas no circuito.
3- Multivibradores astáveis:
a) Circuito de um Multivibrador Astável onde a f = 1 hz, D = 0,7 e C = 10 uF.
[pic 7]
Para encontrar os valores das resistências precisamos utilizar as seguintes equações
...