O Laboratório e Fluidos
Por: MarceloSato • 8/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.477 Palavras (6 Páginas) • 194 Visualizações
Introdução
Um circuito pneumático consiste em um conjunto de componentes que, quando reunidos, visam transformam a energia pneumática em energia mecânica. Um circuito pneumático básico compõe-se de reservatório, compressor, válvula de alívio, lubrefil, válvula direcional e um atuador que poderá ser linear ou rotativo. Em aulas práticas realizado no laboratório da faculdade Anhanguera de Jundiaí nos dias 23/10/2014, 30/10/2014 e 06/11/2014 foram realizados testes envolvendo circuitos pneumáticos dos quais fomos divididos em grupos para execução de cada circuito proposto, e em relatório segue abaixo os circuitos pneumáticos realizados, juntamente com as fotos e os circuitos de cada teste com suas descrições.
Circuito 1
Objetivo:
Ao acionar manualmente uma botoeira, um cilindro de simples ação deverá ter sua haste projetada para frente contudo ao retirar a pressão do botão o cilindro deverá recuar a sua haste.
Princípio de funcionamento:
O ar comprimido entra pela unidade de conservação e vai para o bloco de distribuição que por sua vez alimentará uma botoeira de 3/2 vias com retorno a mola, esse botão quando acionado dará passagem para o ar comprimido que acionara o cilindro de simples ação, entretanto foi colocado uma válvula de escape rápido para agilizar o retorno, ainda devemos lembrar que quando for retirada a pressão do botão o cilindro de simples ação deve retornar isso só é possível devido tanto a botoeira quanto o cilindro possuírem seus retornos por mola.
Esquema pneumático do circuito 1
[pic 1]
Circuito 2
Objetivo:
Neste circuito o cilindro de simples ação só poderá ser acionado quando os dois botões da botoeiras forem acionados.
Princípio de funcionamento:
O ar comprimido passa pela unidade de conservação e bloco de distribuição que alimentara duas botoeira de 3/2 vias com retorno de mola, ambas NF inicialmente, ao ser acionados os dois botões simultaneamente o ar comprimido passara para a válvula “E” que alimentara o cilindro de simples ação empurrando o embolo da haste para frente. Ao retirar a pressão de ambos os botões ou de um deles o cilindro recuará, pois a válvula “E” somente permite a passagem do ar quando os dois botões forem acionados simultaneamente, devemos lembrar que o retorno do cilindro deve-se ao fato do cilindro e os botões ( 3/2vias ) possuírem seu retorno por mola.
Esquema pneumático do circuito 2
[pic 2]
Circuito 3
Objetivo:
Neste caso o objetivo é o mesmo do circuito 2 porém como uma diferença foi retirado a válvula “E” e os botões de acionamento e no lugar foram colocado dois fim de curso que nada mais é que uma válvula direcional de 3vias e de 2 posições ( 3/2 vias ) acionada por um rolete escamoteavel e retorno por mola.
Princípio de funcionamento
O ar comprimido passa pela unidade de conservação e pelo bloco de distribuição alimentando em seguida os dois fim de curso que quando tiverem seus rolete escamoteavel acionados farão o cilindro de simples ação atuar, somente acionara o cilindro quando os dois estiverem acionados, como podemos observar os dois fim de curso foi ligado em série.
Esquema pneumático do circuito 3
[pic 3]
Circuito 4
Objetivo:
Acionar e recuar a haste de um cilindro de dupla ação através de duas botoeiras ( 3/2 vias, NF ) porém este sistema possui um incremento que é a regulagem da velocidade tanto no avanço quanto no recuo, neste circuito teremos um botão para avanço e o outro para recuo.
Principio de funcionamento:
O ar comprimido passa pela unidade de conservação e pelo bloco de distribuição que alimenta as duas botoeiras ( 3/2 vias com retorno por mola, NF), ao ser acionado o primeiro botão ( lado direto ) o cilindro acionara avançando a haste, quando o botão deixar de ser acionado o cilindro não retornará pois cilindros de dupla ação não possui seu retorno por mola, e sim por ar comprimido daí se faz necessário o acionamento do segundo botão, que permitirá a passagem do ar ,e assim recuar a haste, entretanto após os dois botões foram colocado dois reguladores de fluxos, um em cada válvula, com o objetivo de controlar tanto a velocidade de avanço quanto a de retorno.
Poderemos observar o seu funcionamento no esquema do circuito abaixo:
[pic 4]
Circuito 5
Objetivo:
Ao liberar o ar comprimido a haste deverá avançar e retornar ao atingir o fim de curso a sua frente, contudo ao retornar ele ira atingir um outro fim de curso que por sua vez fará a haste avançar novamente, assim teremos um cilindro atuando constantemente até que o ar seja fechado, em resumo é deixar o cilindro avançando e recuando sem interrupções, até que o ar comprimido seja fechado.
Principio de funcionamento
O ar comprimido passa pela unidade de conservação e pelo bloco de distribuição que alimenta as entradas das válvulas direcionais de 5/2 vias, e 2 válvulas direcionais de 3/2 vias com retorno por mola normalmente fechada ( fim de curso ), contudo neste circuito foi acrescentado uma válvula de escape rápido no momento do retorno da haste, mas ela não se faz necessário neste circuito.
Segue o esquema do circuito abaixo:
[pic 5]
Quem garante o retorno e avanço constante do cilindro é portanto os dois fins de curso, que pilotam a válvula de 5/2 vias.
Circuito 6
Objetivo: Com o intuito de melhorar o circuito anterior, foi acrescentado uma válvula reguladora de fluxo ao retorno do cilindro para podermos controlar a velocidade de retorno e acrescentado também um botão direcional de 5/2 vias NF para ligarmos e interrompermos o circuito no momento em que quiséssemos.
Princípio de Funcionamento
O ar comprimido passa pela unidade de conservação e pelo bloco de distribuição do qual alimenta a botoeira ( 3/2 vias NF) e os dois fim de curso ( 3/2 vias ), quando o botão é acionado o ar passa pela válvula de 5/2 vias fazendo com que a haste projete-se para frente, quando a haste tocar no fim de curso de 3/2 vias o mesmo internamente mudara de posição dando passagem para pilotar a válvula direcional de 5/2 vias, que neste momento mudara sua posição e fará com que a haste retorn, entretanto no final quando a haste retornar encontrará outro fim de curso que também pilotara novamente a válvula de 5/2 vias fazendo com que o atuador pneumático projete novamente sua haste para frente e isso acontecerá sem interrupções até que o ar seja desligado, e quem fara este desligamento do ar é justamente o botão que colocamos de 3/2 vias N/F. Isso fica mais claro quando analisamos o diagrama do circuito pneumático descrito abaixo. Mas devemos lembrar que a botoeira foi um componente muito importante pois podemos ligar e desligar o circuito no momento em que quisermos sem a nesse
...