O Laboratório de Física
Por: joaopcf • 15/4/2021 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 1.578 Visualizações
Aluno: João Pedro Carvalho Ferreira 3º P Eng. Prod. Qualidade
Resistência elétrica (1ª Lei de Ohm)
1: No OA “Circuit Construction Kit: DC (HTML5)” foi construído o circuito mostrado na imagem abaixo. Apesar da alta voltagem (200.000 volts), temos uma amperagem relativamente baixa (5 ampères). Porque isso acontece? Explique.
[pic 1]
Resposta: Temos 4 resistores em série, então elas se somam, totalizando 40000Ω e é dividido pela voltagem. Usando a fórmula da 1ª Lei de Ohn (U=R x i) temos:
I = U/R
i = 200000/40000
i = 5ª
2: As imagens abaixo mostram dois circuitos construídos com a mesma bateria e os mesmos resistores. Porque o circuito da direita tem uma intensidade de corrente menor? Explique.
[pic 2]
Resposta: A diferença é que uma está em paralelo e a outra em série e quando tem resistência em série elas se somam. A figura de baixo tem maior resistência e assim com menor corrente.
3: Explique por que o voltímetro abaixo marca 0V quando conectado nas duas pontas do fio condutor.
[pic 3]
Resposta: O fio condutor por si só não gera eletricidade, assim o voltímetro se mantem zerado ( sem corrente elétrica ).
4: As imagens abaixo mostram dois circuitos idênticos, mas com o amperímetro posicionado em pontos diferentes. Explique o porquê das intensidades serem diferentes.
[pic 4]
Resposta: em uma figura o amperímetro está antes da resistência sem carga e na outra o amperímetro está depois da resistência com carga. Na figura de cima, a corrente está dividida nas ramificações enquanto na figura de baixo a corrente se unem.
5: As imagens abaixo mostram dois circuitos idênticos, mas com o amperímetro posicionado em pontos diferentes. Explique o porquê das intensidades serem diferentes.
[pic 5]
...