O Laboratório de Física
Por: Vitoria Jordana • 30/3/2023 • Relatório de pesquisa • 277 Palavras (2 Páginas) • 64 Visualizações
1.Introdução.
Um capacitor é um sistema constituído por dois condutores
separados por um isolante ¹. Para todo capacitor, existe um parâmetro chamado capacitância que informa o quanto de carga esse capacitor pode armazenar, ele é representado pela unidade de medida Farad(F).
O capacitor funciona como um armazenador de cargas elétricas em seu interior, para que durante seu uso, esses aparelhos possam fornecer altas quantidades de carga elétrica para um circuito. Para seu bom funcionamento, o capacitor armazena energia na forma de um campo eletrostático, fazendo com que ele possa resistir às mudanças de tensão do sistema (circuito), fazendo com que não haja mudança na tensão em seus terminais.
Levando em consideração o valor da capacitância, quanto maior for o seu valor, maior será a quantidade de energia armazenada. Como o Farad é uma unidade muito grande, geralmente os capacitores são fabricados com valores em microfarad (μF), picofarad (pF) e nanofarad (nF). Considerando a capacitância igual a 1 Farad quando a tensão varia numa razão de 1 volt por segundo, assim ela irá produzir uma corrente equivalente a 1 ampère.
A capacitância está diretamente ligada a dois fatores que definem a sua intensidade: A área das placas (eletrodos) que influencia diretamente na concentração de cargas e a espessura do material isolante.
Os capacitores podem ser utilizados como filtros, deixando passar altas frequências. São amplamente utilizados em vários equipamentos como divisores de tensão. Além disso, os capacitores podem armazenar carga para utilização rápida, bloquear CC e alternadas de baixa frequência.
¹ Física lll, Sears & Zemansky, pg 105 - Acessado em 09/01/2020,
https://document.onl/documents/fisica-iii-young-e-freedman-12a-edicao-5668425519
1c2.html
...