O Laboratório de Química da Água
Por: carlaFRANCIELLY • 3/8/2022 • Relatório de pesquisa • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 127 Visualizações
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG[pic 1]
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
Unidade Acadêmica de Engenharia Civil - UAEC
Laboratório de Química da Água
Campus Bodocongó - CEP: 5 8109-970
COLETA DE ÁGUA
Relatório apresentado à disciplina de Química da Água, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, do CTRN da Universidade Federal de Campina Grande, com vistas à aprovação na citada disciplina.
Autora: Maria Carla Francielly Viana da Silva – 121210619*
Campina Grande - PB, 21 de julho de 2022
Experimento (6): Coleta de água.
______________________________________________________________________
Autora: Maria Carla.
Unidade Acadêmica de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Bodocongó, 58109-970, Campina Grande-PB.
______________________________________________________________________
Resumo:
O trabalho abordou a temática de coleta de água a partir de um experimento simples ocorrido no laboratório com a orientação dos professores da disciplina de Laboratório De Química Da Água. Com a utilização de uma amostra do corpo hídrico coletado e aparelhos que determinaram turbidez, pH e condutividade elétrica dela, foi possível, através desses parâmetros, analisar a qualidade de água comparando com os valores estabelecidos pela Portaria de Potabilidade da Água GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021.
Palavras-chave: água; análise; qualidade.
- INTRODUÇÃO
A análise de água é de grande importância, especialmente quando esta é destinada para o consumo humano. Desse modo, torna-se possível assegurar confiança sobre a água distribuída. Somente os testes de análise de água podem garantir se a água é segura e atende aos padrões locais e internacionais da água.
A análise da água pode ser definida em 3 categorias: testes físicos, químicos e biológicos, onde, no trabalho foram utilizados parâmetros para análise, sendo eles o pH (análise química), a turbidez (análise física) e a condutividade elétrica (análise química) através dos métodos eletrométricos para determinação deles.
Portanto, em comparação com o padrão de potabilidade, os parâmetros foram analisados, e assim determinado se a água é segura e atende os padrões internacionais da água.
- OBJETIVOS
O objetivo principal da amostragem de qualidade de água é a determinação de valores representativos de uma seção do corpo d’água em relação aos diversos parâmetros monitorados.
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- REAGENTES E MATERIAIS
Os materiais necessários para esta análise são:
- Béquer;
- Amostra coletada;
- Termômetro;
- pHmetro de bancada;
- Condutivímetro de bancada;
- Turbidímetro.
- PROCEDIMENTO
Após a coleta do corpo hídrico com o béquer, a temperatura da água foi medida com um termômetro e iniciou-se o procedimento de determinação de condutividade elétrica, onde o condutivímetro foi ligado, seu eletrodo foi lavado com água destilada, calibrou o instrumento com a solução pedida e o eletrodo lavado novamente com água destilada; na sequência, o eletrodo foi inserido na amostra; esperou-se o tempo para estabilizar e o valor foi anotado.
Em seguida, iniciou-se o procedimento de determinação de pH, no qual o pHmetro foi ligado, seu eletrodo foi lavado com água destilada, calibrou o instrumento com a solução pedida e o eletrodo lavado novamente com água destilada e colocado na amostra; esperou-se o tempo para estabilizar e o valor foi anotado.
Por fim, o procedimento para turbidez em que o turbidímetro foi ligado, seu eletrodo foi lavado com água destilada, calibrou o instrumento com os padrões de ajuste, aguardou a amostra se homogeneizar e a colocou no tubo; esperou-se o tempo para estabilizar e o valor foi anotado.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
O padrão de potabilidade, segundo o Ministério da Saúde Portaria nº 888, de 4 de maio de 2021, é um conjunto de valores permitidos como parâmetros de qualidade da água para consumo humano. Como o trabalho apresentado é apenas de cunho investigativo e não objetiva determinar a potabilidade das amostras analisadas, vale ressaltar que os parâmetros analisados são insuficientes para determinar com segurança se a água é própria para o consumo e se realmente não apresenta nenhum risco à saúde, como a presença de substâncias químicas inorgânicas, as quais não foram analisadas.
Após a realização dos procedimentos durante o experimento, chegou-se aos seguintes resultados:
Tabela1: Resultados obtidos na determinação dos parâmetros estabelecidos.
Turbidez (NTU) | 1,12 NTU |
pH | 7,00 |
Condutividade elétrica (ms/cm) | 0,353 mS/cm |
Temperatura (°C) | 26,5°C |
Fonte: Elaborado pela autora.
- pH
O termo pH é uma grandeza que varia de 0 a 14 e indica a intensidade de acidez (pH < 7,0), neutralidade (pH = 7,0) ou alcalinidade (pH > 7,0) de uma solução aquosa. A influência do pH na água afeta, de forma bastante relevante, principalmente os ecossistemas aquáticos e a fisiologia das diversas espécies, assim como pode influenciar também a precipitação de elementos químicos tóxicos como metais pesados (Piveli; Kato, 2005). O pH é um parâmetro muito importante, pois indica a acidez ou alcalinidade das soluções. Por meio dele pode-se ter noção da qualidade de dejetos industriais lançados na água (Macedo, 2000).
...