O Lançamento Horizontal
Por: poliana.salgado • 15/3/2024 • Trabalho acadêmico • 1.279 Palavras (6 Páginas) • 47 Visualizações
[pic 1]
Poliana Silva S. Westphal
Thayrone Verbeno de Souza
ENGENHARIA CIVIL
LABORATÓRIO DE FÍSICA
VITÓRIA - ES
2024
LANÇAMENTO HORIZONTAL
Orientador: Prof. Eduardo Sigler
VITÓRIA - ES
2024
Sumário
1 MATERIAIS ......................................................................................................5
1. MATERIAIS – EQUIPAMENTOS 4
2. MÉTODOS 4
3. RESULTADO, DISCUSSÕES E INCERTEZAS 6
4. CONCLUSÃO 8
4.1 conclusão do ensaio do limite de liquidez 8
Foi observado que no aparelho de casa grande a constância em girar a manivela para gerar os golpes na amostra tem que ser seguida rigorosamente se não o resultado da quantidade de golpes vai ser divergentes e caso a quantidade de golpes exceda a média máxima de 40 golpes obrigatoriamente adicionar mais água para que a argila se torne mais liquida e ao contrário se não chegar ao mínimo de 25 golpes adicionar mais material solido 8
4.2 conclusão do ensaio de limite de plasticidade. 8
5. BIBLIOGRAFIA 9
- MATERIAIS – EQUIPAMENTOS
- 01 sistema de sustentação principal com escala milimetrada, haste, tripé com sapatas niveladoras amortecedoras e rampa de lançamento;
- 01 fio de prumo com engate;
- 01 esfera metálica de lançamento;
- 02 folhas de papel carbono;
- 02 folhas de papel de seda tamanho ofício;
- 10 centímetros de fita adesiva;
- 01 lápis;
- 01 régua comum.
- 01 compasso
- RESUMO
O conceito de lançamento horizontal é aplicável sempre que um corpo é lançado, quando essa esfera abandona a mesa, ela executa uma trajetória curvilínea até tocar o solo. Esse tipo de movimento é denominado lançamento horizontal e ocorre quando o objeto, inicialmente com uma velocidade na horizontal, é lançado a determinada altura.
- INTRODUÇÃO
Com uma esfera posicionada em uma certa altura inicia um movimento de queda livre por causa da ação da força da gravidade.
Após posicionarmos o ponto de partida utilizamos uma folha de papel carbono e uma folha milimetrada para marcamos o ponto de colisão, a ideia é que de acordo com as vezes que a bola colidir no papel marque o ponto de sua chegada, e tem que ser o mesmo quantas vezes repetimos o movimento. No exato instante em que a bola abandona a mesa com uma determinada velocidade horizontal, um outro objeto for abandonado verticalmente, de modo que execute um movimento de queda livre.
Com a velocidade inicial na horizontal é nula, e a aceleração do objeto que está submetido é a da gravidade, temos a diferença entre a posição final e a posição inicial calculando.
[pic 2]
[pic 3]
- OBJETIVO
O objetivo do experimento é identificar e mostrar através de gráficos que tipo de movimento horizontal a esfera executou a partir do instante em que ele abandonou a rampa, identificar o tipo de movimento vertical que a esfera executou, sobre a quantidade de movimento de um sistema mecanicamente isolado é constante.
A lei da conservação da quantidade de movimento é uma lei não fundamental na natureza que, algumas vezes, é chamada também de princípio da conservação da quantidade de movimento.
Não podemos esquecer que um sistema é dito isolado se a resultante das forças externas que atuam pode ser desprezada. E que a quantidade de movimento de um sistema pode permanecer constante ainda que a energia mecânica não permaneça, pois os princípios de conservação são independentes.
Foto equipamento
- EXPERIMENTO:
- Primeiramente nivelamos o conjunto da rampa para garantir, no momento do lançamento horizontal da esfera, a ausência da componente vertical da velocidade;
- As folhas de papel carbono foram unidas de forma que quando a esfera fosse lançada e batesse no chão, ficasse uma marcação no local da queda.
- Foi feita uma marcação no papel da posição x0 que é abaixo do final da rampa.
- Na escala da rampa, a esfera foi colocada no ponto 50 mm, de modo que quando fosse abandonada, percorresse o caminho até o ponto final da rampa, caísse e colidisse com o papel que estava sobre a mesa, fazendo uma marcação no seu ponto de queda.
- O movimento de abandono da esfera foi realizado 5 vezes do mesmo local para que fosse obtido com precisão o local de colisão com o “chão”
- Com um compasso, foi desenhado um círculo na totalidade das marcas produzidas pelos 5 lançamentos. A medida do raio deste círculo (RC) nos fornece o “desvio da medida do alcance”, representando a incerteza da medida do alcance neste experimento. O centro do círculo é xC;
- A partir do ponto x0, foi traçado o vetor deslocamento horizontal x0xC e assim determinado o seu módulo;
- Também foi medida a altura h percorrida pela esfera;
- Todos os passos anteriores foram realizados de novo, porém com lançamento da esfera em 100mm.
- RESULTADO E DISCUSSÃO
No experimento conseguimos ver que, ao abandonar a mesa, a bola inicia um movimento de queda livre por causa da ação da força da gravidade. Dessa forma, podemos concluir que um objeto lançado horizontalmente possui duas velocidades: uma orientada na horizontal e outra na vertical,
...