PLANO DE NEGÓCIOS DA CYBER LAN
Projeto de pesquisa: PLANO DE NEGÓCIOS DA CYBER LAN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dalexsandro • 19/5/2013 • Projeto de pesquisa • 3.526 Palavras (15 Páginas) • 990 Visualizações
RESUMO
O presente trabalho trata-se da elaboração de um Plano de Negócios que tem por objetivo verificar a viabilidade para abertura de uma lan house localizada no centro da cidade de Santanópolis a qual será denominada Cyber Lan.
O trabalho aborda brevemente o empreendedorismo como conceito e processo de motivação para a criação de um novo negócio, estuda a estrutura do plano de negócios, descreve o procedimento de coleta de dados e, através da formação do plano de negócios da Cyber Lan define-se o negócio, o Plano de Marketing, Plano de Recursos Humanos, Plano de Instalação, Plano Operacional e o Plano Financeiro. Após, através das considerações finais, é apresentada a análise e conclusão do plano de negócios para o empreendimento proposto onde será exposto o resultado da viabilidade ou não de iniciar as atividades de abertura da nova empresa.
Palavras chave: Plano de Negócios, empreendedorismo, lan house, Cyber LAN.
SUMÁRIO
SUMARIO EXECUTIVO 5
1- EMPREENDEDORISMO 6
2- ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS 7
3- ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UM EMPREENDIMENTO 8
4- O PLANO DE NEGÓCIOS DA CYBER LAN 9
4.1- DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO 9
4.1.1 – MISSÃO 9
4.1.2 - VISÃO 9
4.1.3 – O EMPREENDIMENTO 9
4.1.4 – DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS 10
4.1.5 – PRODUTOS E SERVIÇOS 10
4.2 – PLANO DE MARKETING 11
4.2.1 – ANÁLISE DE MERCADO 11
4.2.1.1 – ANÁLISE DA CLIENTELA 11
4.2.1.2 – ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 11
4.2.1.3 – ANÁLISE AMBIENTAL 12
4.2.2 – ESTRATÉGIA DE MARKETING 13
4.2.2.1 – PREÇO 13
4.2.2.2 – LOCALIZAÇÃO 13
4.2.2.3 – PROMOÇÃO E PROPAGANDA 14
4.3 – PLANO DE RECURSOS HUMANOS 15
4.4 – PLANO DE INSTALAÇÃO 16
4.5 – PLANO OPERACIONAL 17
4.6 – PLANO FINANCEIRO 18
4.6.1 – FONTE DE RECURSOS 18
4.6.2 – PREVISÃO DE DESPESAS E CAPITAL DE GIRO 19
4.6.3 – PREVISÃO DE RECEITAS 19
5- CONCLUSÃO 20
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21
SUMÁRIO EXECUTIVO
O nome Lan house une a abreviação de “local área network” LAN, que é uma nomenclatura normalmente utilizada para descrever uma rede local de computadores com o conceito de casa de jogos e está iniciando uma nova opção de entretenimento, permitindo a interação entre dezenas de jogadores num mesmo ambiente.
O negócio caracteriza-se por diversos computadores de ultima geração conectados em um único ambiente virtual. A lan house funciona como um ponto de encontro dos aficionados em jogos eletrônicos, que além de trocar experiências podem aprimorar suas técnicas em um ambiente divertido. Muitos preferem ir a Lan house ao invés de jogar em casa, pois podem jogar em rede tendo os próprios amigos como oponentes e não apenas o computador, o que torna o jogo mais estimulante. Unificando os atrativos de uma lan house às funcionalidades de um cyber café, este trabalho tem como objetivos elaborar o plano de negócios e verificar a viabilidade de um estabelecimento que terá a união das características dos dois modelos de empreendimento e denominar-se-á, Cyber LAN.
1 - EMPREENDEDORISMO
Segundo Hisrich e Peters (2004) Empreendedorismo é o processo de criar algo novo de valor, no qual se dedica tempo e esforço necessário, assumindo-se riscos financeiros e psicológicos para obter possíveis recompensas de satisfação e independência econômica e pessoal.
O empreendedorismo é o processo dinâmico de criar mais riqueza, que é criada por indivíduos que assumem os principais riscos, seja por comprometimento de sua carreira, tempo ou patrimônio em função de algum produto ou serviço.
Conforme Dornelas (2001) “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”. O autor define também, as características que o empreendedor possui, tais como:
a) possui iniciativa e faz o que realmente gosta;
b) utiliza recursos que obtêm para transformar o ambiente do novo empreendimento; e
c) assume riscos de fracassar.
É pelo plano de negócios que o novo empreendedor concebe a estrutura e o funcionamento do novo negócio, para que este possa assegurar a sua sustentabilidade no mundo. Para tanto, o plano de negócios deve estar estruturado de forma a contemplar todas as funções da empresa.
2 - ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é peça fundamental do processo empreendedor, é uma ferramenta de gestão com múltiplas aplicações que deve ser usada por todo e qualquer empreendedor como forma de expor suas idéias em uma linguagem que os possíveis envolvidos entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso do empreendimento.
O plano de negócios é um documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, investidores, clientes, parceiros e empregados. Ainda, o plano de negócios é um mecanismo de planejamento
...