O MEIO AQUÁTICO E SUA DEGRADAÇÃO
Por: sasaligi • 1/10/2018 • Trabalho acadêmico • 6.538 Palavras (27 Páginas) • 188 Visualizações
FLAVIA DE SOUZA SANTOS OSORIO
GABRIEL CARLESSO KAMPA
MARIANA VIEIRA
SABRINA LIGIANE GALVÃO
O MEIO AQUÁTICO E SUA DEGRADAÇÃO
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil, da Universidade Tuiuti do Paraná, como requisito avaliativo do 1° bimestre da disciplina de Saneamento e Ciências do Meio Ambiente.
Professora: Geni Radoll
CURITIBA
2017
RESUMO
A poluição está presente em grande parte do sistema hídrico mundial. A partir desta afirmação surgiu a necessidade de estudar afundo a poluição aquática, a fim de informar a situação precária de cursos hídricos, lagos, represas e lençóis subterrâneos. Pretende-se com este estudo mostrar como ocorre o processo de contaminação do meio aquático, quais as maiores fontes poluidoras, quais os danos à fauna e flora causadas pela excessiva descarga de materiais tóxicos além de, informar técnicas de controle químicas, físicas e biológicas visando o reestabelecimento do equilíbrio do meio aquático.
Palavras-chave: Poluição. Contaminação. Danos. Técnicas de controle
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – ciclo hidrolÓgico................................................................................................. 10
Figura 2 – Fontes de poluição aquática..........................................................................11
Figura 3 – FENÔMENOS INTERAGENTES NO BALANÇO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO....14
Figura 4 – DEMANDA BENTÔNICA..............................................................................................15
Figura 5 – PRINCIPAIS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO............................................................17
LISTA DE QUADROS
QUADRO 01 – LIXO E SEU TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NA ÁGUA...........................22
sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. O CICLO HIDROLÓGICO 7
3. CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA POR SUBSTÂNCIAS TÓXICAS 10
3.1 FONTES PONTUAIS 11
3.2 FONTES DIFUSAS 12
3.3 PRINCIPAIS FONTES DE POLUIÇÃO 12
3.4 POLUENTES PRESENTES NA ÁGUA 12
4. AUTODEPURAÇÃO DOS CORPOS D’ÁGUA 13
4.1 ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO 17
5. CONTROLE DA POLUIÇÃO DOS RECURSOS HIDRICOS 18
5.1 CONTROLE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ATRAVÉS DO TRATAMENTO DE ESGOTO 19
5.2 CONTROLE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ATRAVÉS DA PRESERVAÇÃO DA MATA CILIAR 20
5.2.1 COMO FAZER PARA RECUPERAR AS MATAS CILIARES? 21
5.3 CONTROLE DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS ATRAVÉS DA COLETA E DESTINO ADEQUADO DO LIXO 21
5.3.1 RESÍDUOS SÓLIDOS E ALGUMAS SOLUÇÕES 23
5.4 ÁGUAS INDUSTRIAIS. 23
5.4.1 ORIGENS 23
5.4.2 MEDIDAS DE PROTEÇÃO E CONTROLE 24
6. CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27
INTRODUÇÃO
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido, nas últimas décadas, massacrada pelo uso inconsciente da água pelo homem, por descargas massivas de poluentes em rios, lagos e mares, bem como intenso crescimento de áreas urbanas e industriais. Dentre os fatores que prejudicam a qualidade do meio aquático, a atividade humana é a principal e maior fonte geradora de poluentes. Estes poluentes derivam de atividades domésticas, industriais e comerciais. O desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo para a construção de centros urbanos são outros danos causados pela atividade humana, impactando diretamente sobre o ciclo hidrológico.
Poluição é definida como “qualquer modificação das características de um ambiente de modo a torna-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga” (Samuel Branco, 1972). A distribuição espacial da poluição em um meio aquático pode ser dividida em dois grupos, difusa e pontual, sendo a grande diferença entre as duas, a superfície de contato abrangida pela poluição, difusa cobre grandes superfícies e pontual está concentrada em uma área localizada. Outra maneira de classificarmos a poluição seria quanto a sua forma, no meio aquático é comumente encontrada a biológica, química, térmica, mecânica e radioativa.
Para o reestabelecimento das condições naturais do ambiente, existem técnicas básicas de controle de poluição. Estas técnicas podem ser divididas em três grupos: Processos físicos, químicos e biológicos. Os processos físicos são basicamente utilizados para separar sólidos em suspensão de águas residuais. Os processos químicos são utilizados a fim de aumentar a eficiência na remoção de um contaminante específico presente no meio aquático, neste processo são utilizados produtos químicos como alumínio. Por último existe o processo biológico, que consiste na utilização de microrganismos aeróbios e anaeróbios para a descontaminação do meio aquático.
...