TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

Por:   •  8/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO

THREE-PHASE INDUCTION MOTOR

Antônio Cley de Araújo Teixeira1, Edson Luiz Nascimento de Oliveira1, Francyney do Lago Bezerra1, Kayure de Sousa Albuquerque[1]

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo específico sobre motor de indução trifásico. No caso do motor induzido, temos a utilização de bobinas que são percorridas por uma corrente elétrica alternada, que por sua vez geram um campo magnético dentro da mesma, sendo assim está descrição a mesma de um eletroímã. Desta forma, o trabalho obedece a uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e inicia-se por uma abordagem histórica e conceitual do tema. Em seguida, apresenta-se a contextualização do assunto, descrevendo todas as características do motor, finalizando com a descrição das possíveis aplicabilidades e suas vantagens em comparação a outras maquinas elétricas. Esses benefícios estão inclusos nos resultados esperados da pesquisa.

Palavras-chave: Indução, Motor, Bobina.

ABSTRACT

This work presents a specific study on three-phase induction motor. In the case of the induced motor, we have the use of coils that are traveled by an alternating electric current, which in turn generate a magnetic field inside it, being thus it is described the same of an electromagnet. In this way, the work obeys a methodology based on bibliographical research and begins with a historical and conceptual approach of the theme. Next, the contextualisation of the subject is presented, describing all the characteristics of the engine, ending with a description of the possible applicability and its advantages compared to other protocols. These benefits are included in the results expected from the research.

Keywords: Induction, Motor, Coil.

1 INTRODUÇÃO

 Uma característica que distingue os motores de indução é que eles são máquinas com excitação única. Embora tais máquinas sejam equipadas tanto com um enrolamento de campo como com um enrolamento de armadura, em conduções normais de utilização a fonte é conectada a um único enrolamento, o enrolamento de campo. As correntes circulam no enrolamento de armadura por indução, o que cria uma distribuição ampère-condutor que interage com a distribuição de campo para produzir um torque líquido unidirecional. A frequência da corrente induzida no condutor é ditada pela velocidade do rotor na qual está colocada; contudo, a relação entre a velocidade do rotor e a frequência da corrente de armadura é tal que dá uma distribuição ampère-condutor resultante que é estacionária em relação a distribuição do campo. Como o resultado, a máquina de indução com excitação única é capaz de produzir torque a qualquer velocidade abaixo da velocidade síncrona. Por essa razão, a máquina de indução é classificada como uma máquina assíncrona. [1]

Sendo o motor de indução uma máquina com excitação única, é necessário que tanto a corrente de magnetização como a componente de potência da corrente circulem na mesma rede. Além disso, devido a presença de um entreferro no circuito magnético da máquina de indução, um valor apreciável de corrente de magnetização é necessário para estabelecer o fluxo por pólo solicitado pela tensão aplicada. Normalmente, o valor da corrente de magnetização para os motores de indução trifásicos fica entre 25% e 40% da corrente nominal. Consequentemente, o motor de indução opera com baixo fator de potência para cargas leves e com fator de potência menor que a unidade, na vizinhança da potência nominal. [1]

Nesse artigo, vamos nos ocupar, com a descrição da teoria de operação e as características de desempenho do motor de indução trifásico. Nosso estudo começa com uma explicação de como o um campo magnético girante é obtido com um enrolamento trifásico. Afinal, é este campo que é a força motriz por trás dos motores de indução. [1]

2 OBJETIVO

Realizar pesquisa acadêmica e montagem de um motor de indução trifásico com rotação de 1750 rpm, com fechamento em estrela.

3 MATERIAL

Quadro 1-Lista de materiais

n

Material

Especificação

01

Rotor

Gaiola de esquilo

01

Rolamento

01

Tablado

Compensado

Fio de cobre

25 AWG  700 g

03

Parafusos

3 polegadas

03

Conectores

Bornes

01

Solda

Estanho

12

Parafusos

8mm

Fonte: elaboração pelos autores

3.1 MONTAGEM

O motor de indução trifásico, é uma máquina elétrica, de corrente alternada considerada umas das mais utilizados nos sistemas de acionamentos eletromecânico, devido a suas qualidades e simplicidade de manutenção, isto implica na substituição dos motores coletores de laminas em suas aplicações típicas, o que tem possibilitado um grande avanço no conhecimento no seu princípio de funcionamento e no desenvolvimento de técnicas avançadas para o melhor aproveitamento do seu potencial, para adaptar suas características de funcionamento à carga acionada.

Estas maquinas elétricas tem por principal caraterística, o funcionamento em corrente alternada e   com dois circuitos elétricos, sendo ambos separados com fisicamente, com o primeiro conectado por indução eletromecânica.

3.2 ASPECTOS CONSTRUTIVOS DO MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICA BOBINADO

A parte física do motor de indução trifásico, foi construída seguindo os princípios físicos adquiridos em sala de aula e aspectos construtivos adquiridos em artigos, livros textos e em sites especializados.

        Tendo em vista a montagem de forma sucinta e experimental acadêmica, optamos por uma construção exporta, em relação ao rotor e estator. Nisto providenciamos um tablado de madeira com 25x25cm, com pintura de coloração azul, onde fixamos, com furo no centro para ser a base do rotor, com diâmetro suficiente para encaixe de um rolamento modelo FAQ série N0505, para torna o atrito mínimo entre o rotor e a base. Na base fixamos três bobinas enroladas em um núcleo de ferro magnético com 8cm de comprimento e três polegadas de diâmetro, e, 1649 (um mil e seiscentos e quarenta e nove) espiras com fio, classificado na AWG, 25. Estas bobinas foram dispostas a 120º entre si e conectadas em estrela, conforme imagem abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (713.3 Kb)   docx (712.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com