O MRP é um sistema de apoio às decisões e surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda dependente
Por: Micheli Freitas • 16/11/2017 • Projeto de pesquisa • 461 Palavras (2 Páginas) • 1.629 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE DISCURSIVA
PPCP
O MRP é um sistema de apoio às decisões e surgiu da necessidade de se planejar o atendimento da demanda dependente, aquela relacionada à demanda independente (produto acabado) e que posteriormente avançou para planejamento, análise e controle dos recursos operacionais, ele ajuda as empresas a fazerem cálculos de volume e tempo, mas numa escala e grau de complexidades muito maiores. As empresas sempre tiveram que executar esses cálculos manualmente, de modo a garantir que teriam disponíveis os materiais certos nos momentos necessários. Surgiu a oportunidade de se executarem esses cálculos detalhados e demorados, com o auxílio de um computador, de forma rápida e relativamente fácil.
O MRP usa uma filosofia de planejamento, está na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, seja interna ou externamente. O MRP considera a fábrica de forma estática, praticamente imutável.
[pic 2]
Suas características são:
- A estrutura de produto para, quando ela chega aos itens que não são fabricados pela empresa;
- Quantidades múltiplas de alguns itens são necessárias; isso significa que o MRP deve conhecer a quantidade necessária de cada item para ser capaz de multiplicar pelas necessidades;
- Um mesmo item pode ser utilizado em diferentes partes da estrutura de produto.
O JIT é uma filosofia que visa à redução do estoque, em que se produz somente a quantidade necessária, no tempo necessário. Muitas empresas trabalham com essa técnica, recebendo de seus fornecedores pequenos lotes para atender a uma demanda “fracionada” Exemplo: entrega de determinado produto apenas para uma hora de produção.
Ele visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade perfeita e sem desperdícios e significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários, não antes para que não se transformem em estoque, e não depois para que seus clientes não tenham que esperar.
[pic 3]
Suas características são:
- Percepção rápida de problema em qualquer estágio do processo produtivo;
- Responsabilidade de solução de problemas compartilhada entre os estágios;
- Baixo custo de estoque.
O JIC ou filosofia tradicional conduz que se produza segundo a sua maior capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques.
Não se desenvolvem esforços nem para modificar as capacidades nem para eliminar as variações, pois o interesse é sempre operar o tempo todo em sua maior capacidade.
O ritmo de produção é pela sua capacidade excessiva do primeiro processo, que manda sempre a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário.
[pic 4]
Suas características são:
- Verificação rápida do planejamento efetuado e dos resultados obtidos, o que facilitará a decisão de medidas corretivas;
- Necessidade de formalizar uma série sistemática de apoio à gestão, como listar os materiais, a explosão de produtos etc;
- Redução da burocracia e centrar na agilidade do processo para a tomada de decisões.
...