O Manômetro
Por: 031090 • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 225 Visualizações
Manômetro
É um instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. Existem, basicamente, dois tipos: os de líquidos e os de gases. O primeiro manômetro foi inventado por Varignon, em 1705. Este tinha como finalidade a medição da pressão dos gases num espaço fechado.
Alguns tipos de manômetros:
Manômetros Padrão: Sendo um instrumento especifico para calibração, ele é feito como uma bomba do tipo hidráulica ou pneumática. Os manômetros padrão devem ter alta precisão, pois é utilizado como padrão de calibração de manômetros industriais.
É o instrumento de calibração mais frequentemente usado. Ele é montado em uma bomba comparadora hidráulica ou pneumática e serve como padrão para o manômetro submetido à calibração. Os manômetros padrão devem ter alta precisão, pois são utilizados como padrão para a calibração de manômetros industriais.
Manômetro de tubo em U ou manômetro de pressão: Sendo o modelo mais simples, ele é constituído por um tubo de vidro com seu formato de U. Para a medição da pressão liga-se uma das extremidades do tubo e a outra ficara aberta para a atmosfera. Contendo uma diferença de nível de liquido ramos indica a mediada da pressão que se pretende determinar.
Manômetro de ionização: É um equipamento de vácuo equipado com um detector constituído por uma válvula eletrônica que se comunica com um dos recipientes, cuja à pressão se pretende medir. Este tipo é utilizado pra a medição de pressões baixas que podem ir até 10-6 pascal (Pa).
Manômetro de Bourdon: Contendo um tubo em forma de C, ou em espiral e com secção transversal oval. Sendo uma das extremidades está em contato com o fluído, cuja à pressão se pretende determinar e a outra extremidade permanece fechada. Este tipo de manômetro é utilizado tanto para medir baixas e altas pressões.
Manômetro de Pirani: Sendo constituído por um filamento aquecido eletricamente, o qual está exposto a um gás cuja pressão se pretende determinar. Utilizado para medir baixas pressões.
Manômetro peso morto: Opera sob o princípio de se suportar um peso (força) conhecido por meio de uma pressão agindo sobre uma área conhecida. Isso satisfaz a definição de um padrão primário baseado em massa, comprimento e tempo. Os pesos para um dado instrumento de teste são normalmente identificados em termos de pressão, em vez de peso.
Alguns modelos de manômetros
[pic 1] [pic 2]
Manômetro padrão Manômetro de tubo em U
[pic 3] [pic 4]
Manômetro de ionização Manômetro de Bourdon
[pic 5] [pic 6]
Manômetro de Pirani Monômetro peso morto
Biografia de Stevin
Simon Stevin (1548 – 1620) nasceu em Burges, Flandres, atual Bélgica. Filho ilegítimo de ricos cidadãos flamengos iniciou sua carreira profissional como coletor de impostos. Em 1581 passou a estudar em Leiden e dois anos depois entrou para a universidade local na qual, após formar-se, passou a ensinar matemática. Em 1585 publicou “De thiende”, de grande influência na engenharia, na prática comercial e na notação matemática e de grande popularidade na época.
Em 1593 foi nomeado para um importante posto no exército holandês, por ordem do príncipe De Nassau, o que contribuiu para se tornar um grande engenheiro militar e assumir outros postos importantes no governo até sua morte.
Sua contribuição científica ao desenvolvimento da mecânica também foi notável. Na sua obra destacam-se três importantes publicações, todas editadas em Leiden e em holandês. Ele foi também o primeiro a constatar que dois corpos de pesos diferentes, ao serem soltos ao mesmo tempo, chegam ao solo simultaneamente. (Essa experiência costuma ser atribuída a Galileu que, no entanto, apenas a analisou melhor.)
...