O Manoel Bernardes
Por: Camilo Pereira • 27/2/2019 • Ensaio • 630 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre o processo de microfundição por pressão em moldes de cera perdida utilizados no processo de fabricação de jóias. Os processos utilizados e métodos aplicados serão apresentados a frente.
Relatório da Visita Técnica
O processo de fabricação das jóias se inicia pelo desenho, realizado pela equipe de desing. Após a conclusão do croqui em papel, o mesmo e transferido para um software com as dimensões e numero de componentes da joia. Então e realizada a impressão da peça em resina através da utilização de uma impressora em 3D, para peças que não tem a capacidade de se sustentarem por si só, torna-se necessário a aplicação de suportes no desenho para que a mesma possa ser impressa, pois a impressora aplica flash de laser na resina em pontos específicos que se solidificam, o que permite a impressão do objeto em 3D. Após a impressão da peça em resina, a mesma e inspecionada, e caso necessário são realizados pequenos ajustes, bem como a retirada dos suportes necessários a impressão.
O molde em resina então segue para área de modelagem, onde e envolto por uma borracha tipo látex e vulcanizado, formando uma placa, que após a vulcanização, e aberta com um bisturi, e o molde de resina e retirado, ficando os sulcos com formato do mesmo, onde dentro deles e injetada uma cera especial, que após ser resfriada, fica com formato da peça s ser produzida. Como as peças produzidas são pequenas, elas são agrupadas em única peça, conhecida como “arvore de natal”. Após a produção desta arvore, a mesma e enviada ao departamento de fundição.
No departamento de fundição a “ arvore de natal” e colocada dentro de um molde de gesso e levada a um forno para secagem, dentro do mesmo o gesso se solidificara formando uma espécie de forma refrataria, e a cera derretera deixando livre os sulcos no molde por onde o metal liquido será injetado. Após a fabricação da forma em gesso, ele e transferida para maquina de fundição e injeção de metal liquido. A maquina então e carregada com a quantidade de metal já selecionada pelo departamento de qualidade para produção daquela peça especifica. A maquina de fundição possui sistema de indução para derretimento do metal na câmara superior, após o metal ser derretido, é injetada uma quantidade de nitrogênio no interior do cadinho forçando o escoamento do metal para dentro do molde. Um sistema de refrigeração indireta por água ajuda no resfriamento do metal dentro do molde. Após a solidificação do metal dentro do mole, o mesmo e retirado da maquina para terminar de resfriar, então molde de gesso e lavado com água a alta pressão, restando apenas a “ arvore de natal”. As peças então são cortadas da “ arvore de natal” restando apenas o toco. Elas são limpas em uma centrifuga com micro-agulhas de aço e depois imersas em banho de acido. Ao final do processo de limpeza, as peças são embaladas juntamente com o “ toco” e enviadas para o controle de qualidade. A cada “arvore de natal” fabricada, uma placa de identificação contendo o numero do lote e os dados da fabricação e fundida junto com as peças, desta maneira o controle de qualidade tem como armazenar fisicamente uma amostra do material fundido, para comprovar a qualidade do metal utilizado na fabricação.
...