O Manual de Gestão NR13
Por: Gabriel Rosa • 5/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.601 Palavras (7 Páginas) • 173 Visualizações
Manual de Gestão
NR-13
Piraí – Rio de Janeiro
junho/2022
Revisado em: 06/06/2022
Por: Gabriel Rosa e
Luiz Roberto Moreira
Sumário
O que é a NR 13? 3
Ilustração dos Itens 4
Objetivo da NR-13 6
Como garantimos isso? 6
Calibrações e Inspeções 7
Ilustração dos Itens 8
Relatórios de inspeção e 10
Certificados de calibração 10
Planilha do Ceng 11
Como atualizar a planilha 12
Baixas no SAP 12
Alinhamento com a área 13
Identificação das áreas 14
Adesivação das Áreas 16
Pastas de NR 13 16
Licenças 17
Resumo 17
O que é a NR 13?
Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. Dependendo da pressão e volume, os vasos de pressão não precisam ter, necessariamente, a aplicabilidade obrigatória da NR 13 (Nossos Desenquadrados). Os modelos que deverão estar submissos à norma em qualquer hipótese são aqueles que contém fluido Classe A: inflamáveis; hidrogênio; acetileno; fluidos combustíveis com temperatura superior ou igual a 200 ºC; fluidos tóxicos com limite de tolerância igual ou inferior a 20 partes por milhão. A aplicabilidade da NR 13 ocorrerá para todos os vasos de pressão que contenham fluidos enquadrados nas classes B, C ou D se a Pressão Máxima de Operação multiplicada pelo Volume Interno for superior a 8. Vale lembrar que a NR 13 é um requisito legal.
Ilustração dos Itens
Caldeira
[pic 1]
Vasos de Pressão
[pic 2]
Tubulações
[pic 3]
Tanques Metálicos
[pic 4]
Objetivo da NR-13
Seu objetivo é garantir um ambiente seguro e estável para os trabalhadores e para a empresa, podemos dizer que ela pode oferecer as seguintes vantagens: redução de danos ao patrimônio físico da empresa; diminuição do número de acidentes; motivação dos trabalhadores quanto às questões de segurança e saúde do trabalho; mapeamento de riscos.
Como garantimos isso?
Garantimos isso através de calibrações das válvulas de segurança/válvula quebra vácuo e das inspeções externas, internas e de medição de espessura dos equipamentos. Estas atividades são realizadas por uma empresa parceira atualmente (2022).
Calibrações e Inspeções
As calibrações são feitas de acordo com o equipamento, respeitando A Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA) a função da válvula de segurança é que caso o equipamento passe da pressão de ajuste, a válvula de segurança comece a atuar (abrindo) e assim despressurizando o mesmo. Já a função da válvula quebra vácuo é propriamente dita, ela evita que o equipamento tenha pressão negativa interna e caso isso ocorra ela atuará, deixando o ar atmosférico entrar até que as pressões internas e externas estejam equilibradas, após isso ela fechará, garantindo que não ocorra nenhum dano no equipamento. As inspeções são basicamente um exame daquele equipamento, a inspeção externa avalia se aquele equipamento há danos, ferrugens ou anomalias pelo lado de fora, já a inspeção interna avalia estes mesmos quesitos, porém de forma interna. A medição de espessura é propriamente dita, pois ela mede a distância da parte externa até a parte interna do equipamento, ou seja, sua espessura.
Ilustração dos Itens
Válvulas de segurança
[pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8]
Válvulas Quebra Vácuo
[pic 9]
[pic 10]
Relatórios de inspeção e
Certificados de calibração
Ao se deparar com um relatório de inspeção devemos nos atentar aos seguintes itens: Tipo de inspeção, data em que foi realizada, em qual classe e grupo de risco se enquadram, se há placa de identificação do fabricante, se possui dispositivo de segurança e quais dispositivos de segurança estão neste equipamento, ações corretivas a serem implementadas, recomendações, conclusão do equipamento (se está apto, apto com restrições ou inapto) e a data da próxima inspeção. Deve-se notar também as assinaturas dos responsáveis pelas inspeções e a validade do equipamento que foi utilizado para execução do serviço. Já nos certificados de calibração, devemos nos atentar em: toda parte de identificação e características da válvula, data do instrumento padrão utilizado, calibração e teste final, resultado final (precisa estar aprovado). É necessário também a assinatura dos responsáveis, ou seja, o engenheiro responsável e o técnico executante. Tanto o relatório de inspeção quanto o certificado de calibração é necessário foto dos equipamentos.
Planilha do Ceng
Esta planilha é a nossa base principal, ela descreve o que temos previsto para o atual ano, o que foi realizado em anos anteriores e o que temos planejado para o futuro. Todos nossos equipamentos precisam estar nesta planilha, seja na aba NR13, Desativados ou desenquadrados. Nela você encontra todos os tipos de informações, como: número do relatório, quais as válvulas de segurança (PSV’S) tem em determinado equipamento, quando foi realizado sua ultima inspeção externa, interna ou medição de espessura, onde fica o equipamento, a qual área este equipamento pertence, qual sua pressão de ajuste, quantas válvulas de segurança aquele equipamento possui, se eles está apto ou não, quais recomendações e ações são necessárias, se é necessário trabalho em altura ou não e dentre outras várias informações. Esta planilha é de extrema importância para nossa gestão de NR13, ela nos da o norte para a segurança.
...