O Manômetro de Pressão
Por: Denilson Magalhaes • 1/6/2019 • Projeto de pesquisa • 637 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
O manômetro de pressão é o indicador encarregado por estimar e expor por meio de um mostrador com ponteiro, a verdadeira pressão no interior de um recipiente ou sistema fechado, como por exemplo: um sistema de ar comprimido, sistema hidráulico, entre outros. O manômetro de pressão é um precursor que não precisa de nenhum tipo de alimentação elétrica, ou seja, não é necessário ser conectado a nenhum sistema elétrico para funcionar. O manômetro de pressão pode ser aplicado em qualquer sistema ou recipiente que necessite ter a pressão monitorada ou controlada, como por exemplo, bombas e compressores, gases de solda, filtros de piscina, sistemas pneumáticos e outros.
Existem diferentes tipos de pressão como também tipos de manômetro. Temos 3 tipos de pressão, que são chamadas de:
- Pressão manométrica: a pressão atmosférica é utilizada como referência. O sensor normalmente tem um respiradouro u câmara para acessar a pressão atmosférica. Ele faz a comparação desta pressão com a pressão do produto, indicando assim o valor de pressão correto.
- Pressão absoluta: O vácuo é utilizado como referência, como o ponto de referência é estável o trabalho é mais simples e menos propenso a erros.
- Pressão diferencial: A pressão entro dois pontos diferentes são comparadas.
É importante o conhecimento dos tipos de pressão por é um ponto fundamental para quando for utilizar qualquer tipo de instrumento de medição de pressão.
Manômetro de Bourdon
A área de aplicação destes manômetros com tubo Bourdon é em meios líquidos e gasosos. O tubo é preso via solda num soquete, que determina a conexão ao processo. O fluido do processo passa pelo soquete e enche o tubo. A outra extremidade é fechada com um End Piece e fica livre. Com a mudança de pressão do processo e assim dentro do tubo, a expansão do tubo muda, que gera um movimento no final livre. O tubo pode diversificar no design e material, dependendo da pressão e fluido do processo. O formato padrão é o tipo "C", com um ângulo de aproximadamente 270° e é fabricado em liga de cobre ou aço inoxidável. Para pressões mais elevadas são utilizados os tipos helicoidal ou espiral.
[pic 1]
Fonte: https://www.wika.com.br
Manômetro tipo fole
Uma relação que é possível ser feita é com o instrumento musical chamado de sanfona, onde ele se contrai ou expande dependendo do movimento realizado pelo sanfoneiro o mesmo acontece com o manômetro tipo fole onde tem a contração e expansão dependendo da pressão aplicada. Porem uma das extremidades se mantem fixa enquanto outra se movimenta. Há também a existência de uma mola que faz uma contra pressão, responsável por gerar uma medição mais precisa.
[pic 2]
Fonte: http://www.mecanicadosfluidos.blogspot.com
Manômetro de peso morto
Utiliza-se o manômetro de peso morto na calibração de outros medidores de pressão devido a sua precisão.
A pressão é obtida pela colocação de massas padronizadas sobre um pistão de área também conhecida.
Para uma determinada força-peso sobre o pistão pode-se calcular a pressão exercida
[pic 3]
Fonte: www.ebah.com.br
Manômetro tipo diafragma
Os diafragmas podem ser metálicos ou não metálicos. Os primeiros são em geral feitos de latão, bronze fosforoso, cobre - berílio, monel e aço inoxidável. Já os não metálicos podem ser feitos em couro, neoprene, polietileno e teflon.
A pressão aplicada produzirá a flexão do material enquanto seu retorno à posição de repouso será garantido por uma mola auxiliar no caso dos não metálicos ou pela elasticidade do metal que os compõe nos caso dos metálicos.
...