O Motor Elétrico
Por: jpfracasso96 • 20/11/2019 • Relatório de pesquisa • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 344 Visualizações
1-TÍTULO:
Experimento 04: Realizado em 09/05/2015.
Motor Elétrico.
2. OBJETIVO:
Nesse experimento iremos fazer um motor elétrico com base no motor de Faraday.
3. RESUMO:
No decorrer da prática, tentamos recriar o motor elétrico feito por Faraday em 1821. Utilizamos de recursos próximos aos que Faraday tinha na época, tentando obter um resultado próximo ao obtido pelo físico.
4. INTRODUÇÃO:
O motor elétrico tem por finalidade, ou melhor, como função a transformação da energia elétrica em energia mecânica. A construção dos motores elétricos foi iniciada em 1821 por Michael Faraday que, introduzindo um magneto em uma bobina de fio de cobre, fez com que o mesmo girasse ao passar por uma corrente elétrica.
5. MATERIAIS E MÉTODOS:
Para desenvolver a atividade foram utilizados os seguintes matérias:
5.1) Materiais Utilizados:
- 01 Bateria de 12V;
- 02 Ímãs;
- 02 Clips de papel;
- 02 Metros fio de cobre esmaltado 18 AWG;
- 01 Chapa de compensado 20x20cm;
- 01 metro de cordão de cobre flexível 2x1,5mm
5.2) Procedimento Experimental:
Para dar inicio ao experimento, desdobrou-se os clips de maneira que forma-se o suporte, conforme imagem.
[pic 1]
Imagem 01 - dobra clips
Fonte: Autor, 2015
Na seqüência, marcou-se a posição em que seria fixado os clips no compensado e furou-se com o auxilio de um prego, e então fixou-se os clips no compensado, formando uma espécie de cavalete.
Em seguida enrolou-se 01 metro de fio de cobre esmaltado 18 AWG, de maneira que o mesmo forma-se uma espira circular de diâmetro aproximado à 5cm, que será nosso induzido, conforme imagem.
[pic 2]
Imagem 03 - espira circular (induzido)
Fonte: Autor, 2015
Raspou-se então os extremos da espira para que retira-se o esmalte, de forma em que em uma das extremidades fique totalmente sem esmalte e na outra extremidade fique metade sem esmalte e a outra metade com esmalte.
Prendeu-se um dos fios do cordão paralelo em um dos clips e o outro fio no outro clips, ligou-se a outra extremidade do fio em um dos pólos da bateria e manteve-se o outro fio até então desligado. Encaixou-se o induzido no suporte e adicionou-se um ímã abaixo do mesmo, conforme imagem.
[pic 3]
Imagem 04 - motor
Fonte: Autor, 2015
Para dar a partida no motor, deu-se inicialmente um "tranco" no induzido e ligou-se o outro fio ao pólo restante da bateria, fazendo com que o motor gira-se.
[pic 4] [pic 5]
Imagem 05 - motor girando Imagem 06 - motor girando
Fonte: Autor, 2015 Fonte: Autor, 2015
Após o teste, construiu-se mais um induzido, com 03 espiras, ou seja, 06 pólos, o que fez com que o motor acabe ficando com mais força, porém com menor rotação, conforme demonstrado nas imagens.
6. RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer da prática, montamos um motor de indução eletromagnética, baseado no motor feito por Michael Faraday em 1821, tentamos utilizar de recursos próximos ao utilizado pelo físico na época.
Conseguimos obter um resultado bem próximo ao esperado, descobrimos que um dos principais cuidados que teve de ser tomado foi em relação ao balanceamento da espira e do posicionamento do ímã, para que pudéssemos obter um rendimento interessante, um detalhe que foi descoberto após o experimento foi o de que se dobrarmos um pouco os extremos do induzido, com aproximadamente 30o em sentidos opostos para que não desbalancear o induzido, faria com que a mesma não se desloca-se para os lados, assim não caindo do suporte.
...