O PAPEL DA REGENERAÇÃO NATURAL E NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Por: Suhhmarcelino • 13/6/2016 • Trabalho acadêmico • 585 Palavras (3 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
Botânica geral
Atividade Complementar para AV2
ANÁLISE DE ARTIGO: QUINTELA, M. F..O Papel da Regeneração Natural na Recuperação de Áreas Degradadas. In: Garay, I. e Becker, B.K.. (Org.). Dimensões Humanas da Biodiversidade.. 1ed.Petrópolis: Editora Vozes, 2005, v. , p. 341-351.
TURMA 3002
Aurea Lívia Lucas Leite de Araújo 2014.07.02489-2
Felipe Pereira da Costa 2011.02.28912-4
Isabel Cristina Rosa Ribeiro 2014.02.31210-5
Julliana Pinheiro de Paiva 2012.01.29893-8
Suelen Cristina da C. Gonçalves Marcelino 2014.02.16023-2
13/06/2016
A recuperação de áreas degradadas surgiu desde os tempos mais antigos, que não seguiam concepções teóricas ou modelos técnico- científicos, mas baseando –se em aprendizados empíricos, nas últimas décadas os projetos de recuperação vêm adquirindo o caráter técnico cientifico.
A recuperação de áreas degradadas é uma prática cada vez mais necessária para fazer face as consequências das ações humanas sobre os ecossistemas, sendo ela um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das mais diferentes áreas de conhecimento. Este processo tem o objetivo o restabelecimento de um novo equilíbrio dinâmico não necessariamente semelhante ao original antes da degradação.
A questão de recuperação de áreas degradadas e suas práticas vem sendo analisadas e discutidas e assim surgindo novos conceitos como o de reabilitação e restauração, sendo que esses processos são mais complexos e exigem técnicos baseadas em princípios ecológicos, essências para o restabelecimento do equilíbrio ecológicos que ambos processos objetivam.
Apesar da noção de restauração tem sido objeto de amplas discussões, é mais difícil de estabelecer seu alcance na prática, já que se exige a aplicação de conhecimentos ecológicos sobre o funcionamento e a sustentabilidade de ecossistemas naturais, sejam eles preservados ou perturbados.
Neste contexto consideramos que a regeneração natural é um processo natural responsável pelo aparecimento de indivíduos novos na comunidade, este assume um papel fundamental para se atingir os novos objetivos de recuperação de áreas degradadas que são a reabilitação ou restauração dos ecossistemas.
A regeneração natural pode ser entendida como um processo que funciona com três mecanismos: chuva de semente, banco de sementes no solo e banco de plântulas e jovens, sendo o mecanismo mais significativos em florestas tropicais, a chuva de sementes (Quintela,1996). No processo de regeneração os três mecanismos funcionam de forma integrada, havendo diferenças nas respostas ecológicas entre as espécies no que se refere as suas características biológicas reprodutivas e de sobrevivência. E é um processo essencial na recuperação de áreas degradadas,visto que ao promover a entrada de indivíduos novos nas áreas de recuperação,eles aumentam suas densidades e a riqueza em espécies da comunidade,auxiliam na sucessão ecológica, incrementando assim a diversidade biológica.Ao longo do tempo ,pode fortalecer os estabelecimento das inter-relações ecológicas e contribuir não somente para a restauração do sistema,mas também para o aumento de sua complexidade e conseqüente auto – sustentação.
...