O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES: DENSIDADE E VOLUME
Por: hugovillar12 • 14/9/2021 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Unidade Acadêmica de Engenharia Civil – UAEC
Campus Bodocongó – CEP: 58109-970
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES: DENSIDADE E VOLUME
Relatório Apresentado à Disciplina de
Física Experimental I da Unidade
Acadêmica de Engenharia Civil do
CCT da UFCG como requisito
básico para aprovação na citada
Disciplina.
Autor: Hugo Villar Loureiro
Campina Grande-PB, 14 de setembro de 2021
6º Experimento - Princípio de Arquimedes: Densidade e Volume
INTRODUÇÃO
O experimento hidrostático a seguir possui como objetivo geral a determinação da densidade e o volume de sólidos que têm formas irregulares, dificultando o cálculo direto do volume através das medidas das suas dimensões. O esquema de montagem foi realizado pelo professor no laboratório de física experimental, e se baseou na armação de uma estrutura que foi capaz de suspender o sólido em questão. Os materiais utilizados no procedimento experimental foram uma barra, um suporte fixo de suspensão, uma linha de nylon e um cordão, uma roldana, uma bandeja, massas padronizadas, um copo com água e uma balança. Os objetivos específicos trataram-se da análise do diagrama de corpo livre da roldana imersa, e do cálculo do empuxo experimental sobre a roldana.
PROCEDIMENTOS
Inicialmente, com a barra presa no suporte fixo na direção horizontal, utilizou-se um pedaço da linha de nylon para pendurar a roldana na extremidade direita da barra, e a bandeja com as massas foi pendurada diretamente na extremidade esquerda, ambas na posição vertical. O copo com água foi posicionado abaixo da extremidade direita, e dessa forma, com a roldana fora d’água, foi possível medir o peso real Pr do objeto. Na segunda parte do experimento, com a barra mantida na direção horizontal, ela foi suavemente abaixada até a roldana mergulhar no recipiente, quando isso aconteceu, a bandeja perdeu massa, assim, a barra foi abaixada até a completa imersão da roldana em água, fazendo com que a bandeja perdesse mais massa. Dessa forma, com essa configuração, foi possível medir o peso aparente Par da roldana. Os dados coletados foram anotados em seguida:
Pr = 62,50 gf |
Par = 43,00 gf |
ANÁLISES
Analisando o diagrama de corpo livre da roldana imersa em água, é possível dissertar sobre a determinação experimental do empuxo:
[pic 1]
Com isso, é possível calcular o valor experimental do empuxo sobre a roldana, no C.G.S:
[pic 2]
Finalmente, para determinar a densidade e o volume da roldana, é necessário resolver um sistema de equações previamente, obtendo assim:
CONCLUSÕES
...