O Papel da área de manutenção na fase de Projeto de Fábrica
Por: filippevaz • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 620 Palavras (3 Páginas) • 320 Visualizações
Questionário 1 – MEC496
- Defina: qual é o papel da área de manutenção na fase de Projeto de Fábrica?
Projeto de Fábrica se refere ao projeto das instalações fabris, levando em conta aspectos de aquisição de capital, projeto do produto, tamanho da planta, localização da fábrica e layout. A área da Manutenção deve interferir no projeto de fábrica para planejar a localização e a disposição adequada das máquinas, o plano de manutenção das mesmas, as instalações necessárias para as máquinas e equipamentos e definir as paradas programadas para manutenção dos equipamentos, visto que são peças fundamentais para que uma empresa consiga se manter competitiva quando o assunto é volume de produção, performance, custos operacionais e produtividade. No intuito de evitar prováveis futuros retrabalhos e prejuízos para a fábrica.
- Relacione alguns aspectos fundamentais a serem observados antes do início das atividades de manutenção (ainda na fase de planejamento).
Na fase de planejamento da manutenção deve-se primeiramente definir as ações necessárias a serem tomadas; Elaborar um cronograma condizente com a situação da empresa sem atrapalhar muito no fluxo de trabalho; Com o cronograma elaborado e tempo definido para a intervenção, faz-se a programação junto às áreas da Produção e do PCP; Elaborar a Instrução de serviço para as manutenções programadas com a descrição das atividades e recursos necessários para cada tipo de intervenção inclusive para as rotas de lubrificação em geral das máquinas e/ou equipamentos; E por fim, faz-se o planejamento dos recursos necessários como peças, componentes, materiais diversos e mão de obra.
- No que diz respeito à Engenharia de Manutenção, explique onde começa e quando termina a atuação desta atividade.
O Engenheiro de Manutenção fica responsabilizado pelas seguintes funções: Otimizar a estrutura da organização de manutenção; Análise das falhas repetitivas de equipamento; Estimativa dos custos de manutenção e avaliação de alternativas; Previsão de necessidades de peças sobresselentes; Avaliação das necessidades em termos de renovação de equipamentos e estabelecimento de programas de renovação; Aplicação de princípios de agendamento e de gestão de projetos aos programas de renovação de equipamentos; Avaliação das necessidades em termos de materiais e de mão de obra para uma manutenção eficaz; Avaliação das necessidades em termos de qualificação técnica e profissional do pessoal de manutenção; Identificação e reporte dos riscos em termos de segurança associados à manutenção.
- Qual a relação entre a formação de cada colaborador da equipe de manutenção e a complexidade dos equipamentos a serem adquiridos e mantidos?
Numa equipe de manutenção, as competências técnicas são muito importantes, seu reforço e treinamento contínuo necessários. Mais do que competências técnicas, o gestor deve ter a habilidade de reconhecer os comportamentos dos indivíduos da sua equipe, na gestão da manutenção, o gestor, pode e deve incluir a busca por soluções que melhorem a produtividade da equipe, que aumentem a segurança de inspeções rotineiras e que agreguem valor ao trabalho da equipe. Os técnicos de manutenção devem apresentar conhecimento das máquinas e equipamentos trabalhados, assim como devem realizar treinamentos para a melhoria contínua do serviço.
...