A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO GESTOR NA VIABILIZAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Exames: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO E O PAPEL DO GESTOR NA VIABILIZAÇÃO DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mony1987 • 4/9/2014 • 4.606 Palavras (19 Páginas) • 704 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Ao longo da história, a influência externa é que decidia o modelo de gestão das escolas públicas o que podem ser percebidos até hoje em teorias e práticas. Entretanto, atualmente vivemos em uma era de tentativas democráticas em todos os setores, inclusive no educacional como ponto fundamental para a cidadania.
A escola enquanto instituição social tem como função formar alunos preparados para participar e transformar a sociedade em que vive de forma democrática e consciente. Neste sentido, a escola deve estar desenvolvendo métodos de gestão democrática para estimular o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades por parte de seus educandos.
De acordo com Dourado (1998, p.79)
A gestão democrática é um processo de aprendizado e de luta que vislumbra nas especificidades da prática social e em sua relativa autonomia, a possibilidade de criação de meios de efetiva participação de toda a comunidade escolar na gestão da escola.
Desse modo, a autonomia possibilita que a escola crie sua própria identidade através da criação coletiva do seu Projeto Político Pedagógico. Sendo assim, o projeto da unidade escolar deve contemplar mecanismos que possibilite a participação, a transparência e a democracia de todos os envolvidos do cotidiano escolar. Nesse sentido, o gestor escolar tem papel fundamental nesse processo, pois ele é o elemento de ligação entre todos os segmentos ligados a escola. Fazendo-se necessário, portanto o desenvolvimento de ações e mecanismos de superação e prática para uma efetiva descentralização de poder e democratização do ensino.
Este trabalho trata justamente destas questões, ou seja, situar historicamente e de forma sucinta o processo de gestão e democratização da educação, a relevância da construção da identidade e da autonomia da escola e ainda definir segundo os teóricos a importância da construção do projeto político pedagógico e o papel do gestor escolar nesse processo, uma vez que uma gestão democrática tem como princípio a participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
Para a execução deste trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre os itens acima citados.
2 JUSTIFICATIVA
No contexto atual, onde a educação está passando por várias reestruturações, e clama por maior qualidade, acesso e permanência, deve-se levar em conta como vem ocorrendo os processos de gestão das escolas públicas como passo primordial na obtenção de resultados concretos e benéficos para o país.
A relevância desta pesquisa está em realizar um aprofundamento da temática: A importância do projeto político pedagógico e do gestor na viabilização de uma gestão democrática
Estudar o referido assunto significa contribuir para a melhoria na qualidade de educação de nosso país e para uma escola mais cidadã, pois sabemos que a educação é o caminho para quem busca uma sociedade mais justa, participativa e democrática. Assim, o estudo proposto possibilita compreender o processo de gestão nas escolas como forma de impulsionar a educação voltada para as necessidades básicas do ser humano, entre elas o da autonomia, da participação na tomada de decisões e no poder de exercer a sua cidadania.
3 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Qual é a importância do Projeto Político Pedagógico e do gestor na viabilização de uma gestão democrática?
4 OBJETIVOS
Os objetivos são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto, uma vez que eles expressam as intenções reais do que se quer obter conhecimento, conforme descritos a seguir.
4.1 Objetivo Geral
Aprofundar o conhecimento sobre a importância do projeto político pedagógico e do gestor na viabilização de uma gestão democrática, fortalecendo e possibilitando o alcance, a participação e a construção de uma escola de maior qualidade para todos.
4.2 Objetivos Específicos:
- Situar historicamente e de forma sucinta o processo de gestão e democratização da educação;
- Pesquisar a relevância da construção da identidade e da autonomia da escola;
- Verificar como ocorre construção do Projeto Político Pedagógico;
- Definir segundo os teóricos a importância da construção do Projeto Político Pedagógico e o papel do gestor escolar nesse processo,
- Identificar os meios necessários para a aplicação de uma gestão democrática nas escolas;
- Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática que favoreçam a formação cidadã do estudante;
5 QUESTÕES DE PESQUISA
As questões relevantes para a pesquisa são:
- Situar na história as formas de gestão escolar;
- A relevância da construção da autonomia e da identidade da escola;
- A importância da construção do Projeto Político Pedagógico e o papel do Gestor na viabilização de uma gestão democrática.
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 SITUANDO-SE NA HISTÓRIA
A educação brasileira esteve estruturada e organizada de várias maneiras ao longo dos séculos. Entretanto, há nos dias de hoje um anseio por mudanças de cunho qualitativo para a educação. Foi-se o tempo em que ninguém podia questionar nada, ter voz e vez nas decisões pertinentes às escolas e sua administração.
A escola é influenciada por forças "externas" e "internas" a seus muros. Enquanto uma unidade social os "elementos
...