O Plano Decenal de Expansão de Energia
Por: Wellerson Rocha Barberino • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 384 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
O Plano Decenal de Expansão de Energia é um documento informativo voltado para toda a sociedade, com uma indicação, e não determinação, das perspectivas de expansão futura do setor de energia sob a ótica do Governo no horizonte decenal.
A importância do plano decenal de expansão de energia é a garantia a expansão da capacidade instalada para atender o crescimento da demanda; a modicidade tarifária; e a universalização do acesso á eletricidade.
Plano Decenal de Expansão de Energia 2020
Traz as perspectivas de expansão futura e evidenciando os desafios do setor de energia frente ao crescimento econômico e populacional previsto. A capacidade instalada deverá crescer mais de 50% no período. O Sistema Interligado Nacional deverá crescer 43%, alcançando 142 mil quilômetros de linhas de transmissão.
Plano Decenal de Expansão de Energia 2021
Estão previstos investimentos globais da ordem de R$ 1 trilhão. Haverá ampliação entre o verificado em 2011 e 2021: da capacidade instalada de geração de energia elétrica para 182 GW; da produção de petróleo, para cerca de 5 milhões de barris/dia; da produção de gás natural para 191 milhões de m3/dia; e da produção de etanol, 68 milhões de m3.
Plano Decenal de Expansão de Energia 2022
Estão previstos investimentos globais da ordem de R$ 1,2 trilhão. haverá a ampliação nesse período: da capacidade instalada de geração de energia elétrica para 183 GW; da produção de petróleo para 5,5 milhões de barris/dia; da produção de gás natural para 189 milhões de m3/dia; e da produção de etanol para 57 milhões de m3.
Plano Decenal de Expansão de Energia 2024
Estima-se que o Brasil aumente sua capacidade instalada de geração de energia elétrica em 73 mil MW. Cerca de metade desta expansão é baseada nas fontes eólica, solar, biomassa e PCH. Outro importante destaque do estudo é o fato de que o Brasil passará a ser um importante jogador nos mercados internacionais de petróleo anos, com produção de 5 milhões de barris/dia.
Plano Decenal de Expansão de Energia 2026
A expansão é analisada a partir de uma visão integrada para os diversos energéticos. São resultados do PDE, entre outros: análise da segurança energética do sistema; balanço de oferta e demanda de garantia física; disponibilidade de combustíveis, em particular do gás natural; cronograma dos estudos de inventário de novas bacias hidrográficas; e recursos e necessidades identificados pelo planejador para o atendimento à demanda.
...