O Plano Mestre de Produção - Introdução
Por: leodabregadeira • 10/4/2023 • Trabalho acadêmico • 276 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Plano Mestre de Produção (Master Production Schedule)
Conjunto de dados transformado em informações úteis para tomada de decisão e estratégias. Vai permitir que seja feita a programação de toda a linha de produção (operacionais).
Considerações:
- Tem por objetivo estabelecer quais produtos finais serão fabricados em um determinado período de tempo, em que quantidades, além de verificar a sua viabilidade.
- Quanto maior o nível de repetição do sistema de produção, mais fácil o estabelecimento de um PMP.
- Quanto mais instável o sistema de produção e seu ambiente, mais se torna necessário trabalhar com horizonte de curta duração. (ex.: 3 meses).
- É a base para que se possa elaborar a programação detalhada das necessidades de materiais e de capacidade, além das ordens diárias de produção.
- O PMP é a fonte do Planejamento da Necessidade de Materiais (Material Requirements Planning) MRP.
Parâmetros que influenciam no PMP:
- Tamanho de lotes (que podem ser de lotes fixos, lote conveniente e/ou lote mínimo).
- Estoque de segurança: Estoque mínimo para contornar eventuais problemas.
Influência do lote mínimo:
O tamanho do lote a ser produzido deve ser igual ou maior a quantidade mínima.
Influência do estoque de segurança no MPS:
O estoque de segurança é uma forma de proteger o PCP de possíveis flutuações na demanda e no fornecimento de itens. O estoque de segurança vai entrar no cálculo do PMP.
O objetivo da análise e validação da capacidade no PMP é não prosseguir com um plano que trará problemas futuros para a sua operacionalização. A função da análise da capacidade produtiva do PMP consiste em equacionar os recursos produtivos de parte variável do plano, de forma a garantir uma passagem segura para sua parte fixa e posterior da programação da produção.
...