O Portifólio Ling Prod Texto Completo
Por: kennedy_1998 • 27/2/2023 • Trabalho acadêmico • 1.540 Palavras (7 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG
CURSO ENGENHARIA CIVIL
ANA LUISA CASTRO RIBEIRO
FLÁVIA ANDRADE FARIA VAZ
KENNEDY WASHINGTON DE JESUS
LUCINARA LOPES PEREIRA
MARCUS VINÍCIUS FIALHO SILVA
MARIANA CRISTINA FRAGA SILVA
MENIKELLY FERREIRA DA SILVA
PEDRO LUCAS AMARAL ALMEIDA
RAFAEL MACHADO CABRAL
YASMIN EDUARDA DE OLIVEIRA
PORTIFÓLIO: ATIVIDADE AVALIATIVA DO SEMESTRE
[pic 2]
Divinópolis
2022
Link de acesso ao artigo: SciELO - Brasil - Building Information Modeling (BIM) para gestão da segurança do trabalho em obras de habitações populares Building Information Modeling (BIM) para gestão da segurança do trabalho em obras de habitações populares
ATIVIDADE 1
Faça um gráfico contendo os termos GERAIS e ESPECÍFICOS mais frequentes no artigo científico que você escolheu para ler. Apresente uma breve análise (máximo de 5 linhas) da interface TÍTULO-PALAVRAS_CHAVE-TESE_CENTRAL do texto de forma a mostrar a (in)eficiência das decisões tomadas pelo autor do artigo.
RESPOSTA:
Ao analisar a frequência de palavras em todo o artigo através da ferramenta TextSTAT, obteve-se o seguinte resultado (gráfico 1):
[pic 3]
Conclusão sobre o gráfico 1
Como esperado, a palavra BIM aparece com maior frequência, totalizando 110 vezes. BIM é a metodologia utilizada em sua pesquisa. Em seguida aparece obra, por ser o local de pesquisa, totalizando 82 vezes. Segurança e trabalho aparecem com frequências bem parecidas, pois se trata do objetivo da pesquisa.
Em uma segunda análise, abordamos a frequência de palavras presentes no título, obteve-se o seguinte resultado (gráfico 2):
[pic 4]
Conclusão sobre o gráfico 2
Podemos observar que as palavras “Habitações” e “Populares”, que se referem ao local de pesquisas, são de baixa frequência. Isso se dá pelo fato que o autor durante o desenvolvimento do artigo busca utilizar a palavra “obra” em sua grande maioria (como vimos no gráfico 1). Na página 8, no tópico “Características da obra adotada na pesquisa”, ele volta a utilizar as palavras dando ênfase ao local de sua pesquisa, que são habitações populares.
Conclusão sobre o título
Chegamos a conclusão que o autor foi inconclusivo ao elaborar o título, uma vez que se dá a entender que seu artigo aborda obras habitacionais em qualquer parte do mundo, desconsiderando aspectos importantes, sendo que, obras podem apresentar variações de acordo com o local.
Título utilizado: “Building Information Modeling (BIM) para gestão da segurança do trabalho em obras de habitações populares”
Título apropriado, de acordo com nossa análise: “Building Information Modeling (BIM) para gestão da segurança do trabalho em obras de habitações populares brasileiras”
ATIVIDADE 2
Com base nas discussões sobre processos argumentativos em textos científicos, eleja UM ÚNICO PROCESSO ARGUMENTATIVO ADVERSATIVO do artigo científico de sua escolha e proceda com a seguinte análise:
1 – Fragmente os segmentos textuais que estão em relação argumental no processo escolhido;
2 – Explique como se dá essa relação, ou seja, apresente uma interpretação da maneira como um segmento (x) correlaciona-se com o outro segmento (y) tendo em vista a tese a ser defendida no processo.
RESPOSTA:
Informações do parágrafo utilizado para análise:
Tópico “Building Information Modeling (BIM)”;
Página 4;
Parágrafo 3.
“Com o uso do BIM a identificação de riscos de uma obra pode ser mais rápida e fácil, porém essa identificação é mais eficiente se realizada ainda na etapa de projeto, permitindo que os projetistas consigam planejar com melhor qualidade o leiaute do canteiro, estabelecendo os melhores lugares para instalações de
itens de segurança e fluxos de passagem, tudo isso a um custo menor se comparado a modificações necessárias se os riscos forem identificados durante a execução da obra.”
Fragmentação textual
Com o uso do BIM a identificação de riscos de uma obra pode ser mais rápida e fácil, PORÉM essa identificação é mais eficiente se realizada ainda na etapa de projeto, permitindo que os projetistas consigam planejar com melhor qualidade o leiaute do canteiro, estabelecendo os melhores lugares para instalações de itens de segurança e fluxos de passagem, tudo isso a um custo menor se comparado a modificações necessárias se os riscos forem identificados durante a execução da obra.
Análise detalhada da fragmentação textual
“Com o uso do BIM a identificação de riscos de uma obra pode ser mais rápida e fácil” - Se refere ao primeiro segmento (X) do parágrafo, que no primeiro momento é identificado como uma ferramenta utilizada para facilitar a identificação de riscos em uma obra.
“PORÉM”- Surge como operador de fortalecimento de argumentos, onde enfatiza que o uso do BIM é benéfico, porém traz mais benefícios se a ferramenta for utilizada em determinada situação. Pode ser substituído por “mas principalmente”.
...