TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Saponificação

Por:   •  12/1/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

Escola de Engenharia de Produção – EEP

Disciplina: Química Experimental

Professora: Roberta Lourenço Ziolli

Aluno: Stephanie Massako de Oliveira Tamanaha

Curso: Engenharia de Produção

Nº da prática: 05 – Termoquímica


Prática realizada no dia: 11/01/2022

                                       Rio de Janeiro, 2021_2

1 - Introdução:

Este relatório trata-se da apresentação por escrito de três experimentos, realizados em laboratório, envolvendo reações de troca de calores. Seus resultados foram utilizados para comprovar a famosa Lei de Hess.

A Lei de Hess diz que em uma reação química, o calor absorvido ou liberado é constante e independente do número de etapas pelas quais a reação passa. Ou seja, a lei estabelece que a variação de entalpia de uma reação química depende apenas do seu estado inicial e do seu estado final.

A lei é famosa pois fala sobre reações que envolvem calor. O calor é uma das principais formas em que a energia se apresenta na natureza, contudo ela não é uma propriedade de um corpo, pelo contrário, é uma energia que flui entre um sistema e a sua vizinhança devida a uma diferença de temperatura entre elas. A energia transmitida de um a outro corpo depende do processo de transferência termoquímico e do que se escolhe para ser o sistema, e por exclusão, a vizinhança. Por isso, não é correto dizer que este ou aquele corpo possui uma dada quantidade de calor, uma afirmação como esta só esta certa para aquelas quantidades que chamamos de função de estado.

2 - Objetivo: 

Realizar três experimentos envolvendo troca de calores com objetivo de comprovar de forma experimental e teórica a Lei de Hess.

3 - Materiais:

  1. Materiais utilizados:

1 bastão de vidro;
1 calorímetro de isopor;
3 erlenmeyers de 250 ml;
1 espátula;
1 proveta de 25 ml;
1 proveta de 50 ml;
1 termômetro;
1 vidro de relógio;
papel absorvente.

  1. Reagentes:


50 ml de água destilada;
1,0 g de hidróxido de sódio sólido;
50 ml de solução aquosa 0,25 mol L-1 de ácido clorídrico;
25 ml de solução aquosa 0,5 mol L-1 de ácido clorídrico;
25 mL de solução aquosa 0,5 mol L-1 de hidróxido de sódio.


[pic 1]

Figura 1 - Exemplo de bastão de vidro

Figura 2 - Exemplo de erlenmeyer de 250 ml

[pic 2]

Figura 3 - Exemplo de espátula

Figura 4 – Exemplo de Proveta de 25 ml

4 - Metodologia:

Todo o experimento foi separado em três partes chamadas de Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

A Parte 1 iniciou-se ao pesar em uma balança um dos erlenmeyers de 500 ml. Utilizando o quadro disponibilizado pela professora, anotou-se o resultado da massa e o erlenmeyer foi inserido dentro calorímetro de isopor. Após, com auxílio de uma proveta de 50 ml, mediu-se 50 ml de água destilada transferindo-o para dentro do erlenmeyer que estava reservado dentro do isopor e, logo em seguida, inserido dentro do erlenmeyer o termômetro para medir a temperatura. Aguardou-se um minuto para verificação e realizou-se a anotação do resultado sem retirar a ferramenta do líquido.

Passado essa etapa, foi pesado em uma balança 0,54 g de NaOH sólido com o auxílio de um vidro de relógio e a espátula. Após, adicionou-se o reagente pesado dentro do erlenmeyer reservado dentro do isopor e com o auxílio do bastão de vidro foram realizadas leves batidas além da agitação no líquido para que o NaOH fosse todo dissolvido.

Depois de todo o reagente dissolvido, foi inserido o termômetro para ser medido a nova temperatura. Novamente foi aguardado um minuto para que o sistema entrasse em equilíbrio e anotou-se o resultado. Lavou o termômetro com água destilada e secado com o papel absorvente. Com isso, foi finalizada a Parte 1 do experimento.

A Parte 2 foi semelhante a Parte 1 mas ao invés de utilizar 50 ml de água destilada, foi utilizado 50 ml de solução aquosa 0,25 mol por litro de ácido clorídrico. Os resultados obtidos também respeitaram os tempos para equilíbrio e anotados.

5 - Resultados e Discussões: 

Os resultados parciais foram sendo obtidos ao longo do experimento. A primeira observação percebida foi ao dissolver a soda cáustica na água que imediatamente ficou aquecida. Essa reação ocorre pelo fato da dissolução de uma base forte ser exotérmica. Após, ao incluir a solução dentro do óleo, foi se percebendo que a coloração da mistura foi ficando mais clara e a mistura também foi ficando mais viscosa. Conforme foi se realizando a agitação e após a adição do vinagre, foi percebido que a mistura ficou mais viscosa que anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com