O Projeto Básico e Executivo
Por: Carol Brüggemann • 26/6/2017 • Trabalho acadêmico • 863 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
Exercícios Equipe 01 – Projeto Básico e Executivo
- Quais são as 6 (seis) TRES etapas necessárias para o processo de Licenciamento Ambiental? No que consiste cada uma delas?
Licença Prévia (LP)
A LP é emitida pelo órgão ambiental após a análise do estudo ambiental elaborado para o empreendimento– como por exemplo, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental, EIA/RIMA – e atesta a viabilidade do empreendimento, na tecnologia e no local indicados. Contém condicionantes que devem ser seguidas e estabelece a necessidade de elaboração do Plano Básico Ambiental – PBA, o qual corresponde ao conjunto de programas ambientais a serem implantados na área de influência do empreendimento.
Licença de Instalação (LI)
A LI é emitida pelo órgão ambiental após a análise do estudo e do Plano Básico Ambiental. Permite a instalação do empreendimento, mediante a execução dos programas ambientais e o cumprimento de condicionantes. Juntamente com a LI, o órgão ambiental expede a autorização de Supressão da Vegetação (ASV) com base no inventário florestal apresentado. A ASV te por finalidade autorizar as intervenções em Área de Preservação Permanente, conforme o art. 4 do Código Florestal.
Licença de Operação (LO)
A LO é emitida pelo órgão ambiental após a implantação do empreendimento com a adequada implementação do Plano Básico Ambiental. Para empreendimentos que já estavam em operação quando do advento da legislação de licenciamento, a CGMAB busca a regularização ambiental através da obtenção da licença de operação, cumprindo as condicionantes que o órgão licenciador indicar.
- Por que é de suma importância a elaboração de quantitativos em cada composição dos projetos básicos?
Um dos elementos finais do projeto básico é a elaboração de uma planilha com os quantitativos de todos os elementos presentes no projeto e seus custos, proporcionando assim uma perspectiva para o valor total da obra e em parâmetro para licitações. Os quantitativos realizados em cada fase do projeto básico e sua devida referência auxiliam muito a elaboração e organização desta planilha final pois já trazem consigo a quantidade dos seus respectivos elementos, sendo assim necessário apenas adicionar e juntar os itens semelhantes.
- Considere que você é responsável pelo estudo geotécnico para o projeto executivo de uma rodovia situada em Santa Catarina, cujo corte mede 10p metros entre os pontos de passagem do corte para aterro. Quantos pontos de sondagem deverão ser feitos e qual o espaçamento entre eles? Explique sua resolução. Considere p os dois últimos números da sua matrícula.
Formulário: [pic 1]
Exemplo de resposta: [pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Para uma corte com 290 metros entre os pontos de passagem de corte para aterro, deverão ser feitos 4 furos, dois deles ficarão nas extremidades do corte. O espaçamento entre os pontos de sondagem será de 96,67 metros.
- No Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do projeto apresentado as Características Ambientais foram divididas em três subitens. Quais são eles e o que é abordado em cada um?
Características Físicas: Clima, Temperatura, Relevo, Hidrografia.
Características Biológicas
A BR 280/SC está situada numa região ocupada por diversas formações vegetais do Domínio Mata Atlântica. O estado de conservação destas florestas levou a inclusão da região como Área de Extrema Importância Biológica (MMA, 2000). As principais espécies vegetais que podem ser encontradas nas matas são o Carvoeiro, Angelin, Ingá, Pixirica e Jacatirão. É importante destacar que ao longo de extensas porções da rodovia, espécies exóticas, como Pinus, Eucaliptus, e extensas moitas de capim elefante e braquiária, são visualizadas evidenciando o alto grau de alteração da região.
...