O Projeto do Produto - UVA
Por: rodybrasil • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
[pic 1]
Aluno: Rodrigo Brasil Paulino dos Santos
Matrícula: 20151109308
Matéria: Projeto do Produto Curso: Engenharia de Produção
Data: 24/05/1987 Pontos: 100
Detalhamento do projeto com base na tomada de decisão
O desenvolvimento de produtos baseados em projetos tem grande importância e é amplamente utilizado no mercado. No entanto, é a avaliação no mercado que comprova o sucesso ou fracasso de qualquer projeto.
Uma empresa de um determinado segmento industrial, desenvolveu um projeto desde a sua concepção inicial tendo por base a ferramenta de tomada de decisão, passando pelas 5 (cinco) etapas do processo. Por consequência foi implantada a decisão na linha de produção passando pelas 3 (três) fases do sistema produtivo, de forma que seu desempenho foi avaliado no mercado consumidor se houve lucro ou prejuízo com o projeto. O produto ao ser avaliado através do “feedback”, não foi muito bem aceito no mercado consumidor. O que devemos fazer para solucionar o problema?
Procedimentos para elaboração do TD
- Descrever o processo histórico do projeto do produto a partir de exemplos voltados para a indústria, pesquisando sobre a empresa e o respectivo segmento (produto) escolhido.
- Definir o conceito de projeto em seus mais variados aspectos com base na unidade 1, com base nas 5 (cinco) etapas da ferramenta de tomada de decisão;
- Identificar as formas de desenvolvimento do projeto do produto com base na implantação da decisão (4ª etapa) no sistema de produção (input, transformação e output) e verificar as possíveis não conformidades para o produto não ser bem aceito no mercado consumidor.
Muitas vezes o fracasso em projetos é algo que não estamos preparados a lidar, pois depois de todo o esforço termos um feedback negativo após muitas horas de trabalho acaba desmotivando demais, porém devemos com o feedback ver onde estão os erros e reorganizar e superar os obstáculos, porém não ocorre da noite para o dia. A negação é a primeira falha do processo de melhorias do produto depois do insucesso, afinal ignorar não é uma boa forma de reorganizar. Melhor forma seria aceitar o erro observar todos os pontos que não obtiveram sucesso para você se adequar a realidade, foque nos erros para supera-los. Dessa forma terá como aprender mais sobre a situação e avaliar de maneira única, podendo ajudar a elaborar uma solução enfrentando assim o problema.
Além disso, deve-se dar tempo ao tempo, afinal um fracasso abala a equipe então não vale resolver na hora o problema para não repetir e ir cada vez mais ao fundo do poço, a não ser que seja uma alternativa q a certeza de dar certo seja quase absoluto, mesmo sabendo que não temos como garantir o sucesso de um produto no mercado de forma certeira apenas provável, agir de forma precipitada não é uma boa afinal provocará mais problemas, com calma e com tempo tudo se resolve. Deve-se revisar tudo de forma cautelosa eficaz e efetiva para identificar exatamente onde podemos ter falhado, para realizar mudanças, é precisasse reconhecer a realidade Fazendo uma análise racional de todas as medidas tomadas e pontuar os problemas, diagnosticando assim as falhas ao longo do percurso que provocaram o fracasso. Sua importância em planejar melhorias e para a medir novamente as questões. Todos os participantes devem ter feito o melhor possível em sua área, então agora é utilizar os erros para moldar estratégias para ações mais efetivas.
...