O QUE É ERGONÔMICA?
Tese: O QUE É ERGONÔMICA?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonatasdemetrio • 18/2/2014 • Tese • 7.896 Palavras (32 Páginas) • 321 Visualizações
164892-0
01- O QUE É ERGONOMIA?
ERGONOMIA: palavra de origem grega
ERGO = que significa trabalho
NOMOS = que significa regras
----------------------------------------------------------
02 - Evolução histórica da Ergonomia
A ergonomia surgiu junto com o homem primitivo!
Em se tratando de adaptações para a melhoria do trabalho, vem desde antigamente, quando os indivíduos utilizavam as pedras como armas, em especial no momento em que ajustam as pedras fazendo pontas ou gumes para facilitar o seu trabalho.
Fazer seus utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer tacapes para se defender ou abater animais. Ele exercia a mesma atividade com menos esforço, com mais conforto!
Outro momento é quando os indivíduos começaram a utilizar os utensílios de barro para auxiliar no cozimento de alimentos e para tomar água.
Uma invenção muito importante para a humanidade foi a criação da roda, que possibilitou a facilitação do transporte de cargas, principalmente.
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças ocupacionais). Ramazzini foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus problemas. O termo ergonomia, derivado das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) entraram para o léxico moderno quando Wojciech Jastrzębowski o usou em um artigo em 1857.
Frederick Winslow Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Filadélfia, Pensilvânia. Enquanto trabalhava na Midvale Steel Co., Taylor sistematizou a gestão de loja para reduzir custos e aumentar a produção. Taylor tornou-se conhecido como o pai da gestão da produção. Sua teoria foi chamado taylorismo
No século XIX, Frederick Winslow Taylor lançou seu livro "Administração Científica", com uma abordagem que buscava a melhor maneira de executar um trabalho e suas tarefas. Mediante aumento e redução do tamanho e peso de uma pá de carvão, até que a melhor relação fosse alcançada, Taylor triplicou a quantidade de carvão que os trabalhadores podiam carregar num dia.
Foi na revolução industrial que a ergonomia começou a surgir. Nas grandes guerras ela teve uma importância fundamental no desenvolvimento de armas e equipamentos bélicos que deveriam ser precisos e habilitados a serem usadospor soldados de vários países com medidas antropométricas diferentes
Foi na segunda Guerra Mundial que os aliados agrupados com os mais diferentes biotipos, jamais visto em um exército, que começaram a perceber que o armamento precisava ser projetado, montado, desmontado e usado em função do "tamanho" do soldado ou serviço de engenharia.
2.1 Algumas Definições:
Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalho que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência." - Murrel, 1949 - Britânico.
"O esboço da ergonomia ou ciência do trabalho baseada sobre as verdadeiras avaliações das ciências da natureza. “Ciência do uso das forças e das capacidades humanas no trabalho” -W. Jartrzebowski, 1857
"Um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência." - Wisner, 1987
2.2 - A Ergonomia como disciplina
Teve as suas origens na Segunda Guerra Mundial, mais propriamente em 1949,quando falharam as formas tradicionais de resolução do conflito entre homens e máquinas - a seleção e o treino. Foi observado que aeronaves em perfeito estado de funcionamento, conduzidas pelos melhores pilotos, ainda caíam.
A guerra solicitou e produziram máquinas novas e complexas, inovações essas, que não corres ao que delas se desejava porque, na sua concepção, não foram tomadas em consideração, as características e as capacidades humanas.
Surgiu, então, a necessidade do aparecimento de uma nova ciência, a Ergonomia.
2.3 - Por exemplo
O radar foi chamado "o olho da armada"; mas o radar não vê. Por mais rápido e preciso que seja, será quase inútil, se o operador não puder interpretar as informações apresentadas no écran e decidir a tempo. Similarmente um avião de caça, por mais veloz e eficaz que seja, será um fracasso se o piloto não puder pilotá-lo com rapidez, segurança e eficiência.
Foi, pois, nos meios militares britânicos, que a Ergonomia teve o seu grande incremento, com a criação de um grupo de estudos sobre a capacidade produtiva dos trabalhadores nas fábricas de munições (Health of Munitions Workers Committee).
Vivia-se um momento dúbio: por um lado, existia uma grande necessidade de aumentar a produção de armas e de munições; por outro, existia uma escassa mão-de-obra, pelo facto da maior parte do operariado se encontrar na guerra.
A partir do início da década de 50, com a criação, na Inglaterra, da Ergonomics Research Society, a Ergonomia começou a sua expansão no mundo industrializado, desenvolvendo-se, assim, o interesse pelos problemas inerentes ao trabalho humano.
Entre 1960 e 1980 assistiu-se a um rápido crescimento e expansão da Ergonomia para além das fronteiras militares, pois o meio industrial tomou consciência da importância da Ergonomia na concepção dos produtos e dos sistemas de trabalho (equipamentos, ferramentas, ambiente físico, ambiente químico, organização do trabalho, etc.).
Mais tarde, a Ergonomia foi aplicada com o objectivo de optimizar o trabalho humano.
2.4 Numa perspectiva histórica, consideram-se três pontos
...