O RECEPTOR MULTIFUNÇÃO
Por: Ciências Dos Materiais • 10/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.035 Palavras (5 Páginas) • 98 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA
JUAZEIRO - BA
2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – UNIVASF
RECEPTOR MULTIFUNÇÃO
ALUNO: PEDRO HENRIQUE DE ARAÚJO
PROFESSOR : EDUARD MONTGOMERY MEIRA COSTA
CURSO : ENGENHARIA ELÉTRICA
JUZEIRO – BA
2018
OBJETIVO
Neste trabalho, será apresentado um equipamento de baixo custo, em que visa demonstrar o funcionamento de um “receptor multifunção”, aplicando nele conceitos de eletrônica e transmissão sem fio via radio frequência (AM, 433MHz).
INTRODUÇÃO
O receptor multifunção foi construído com o objetivo de se realizar o acionamento de cargas através de um controle sem fio com o uso de radio frequência. O aparelho trabalha basicamente com um transmissor e um receptor RF que operam à frequência de 433MHz com amplitude modulada, com um codificador HT12E e um decodificador HT12D, além de outros componentes.
MATERIAIS
1.Encoder HT12E;
2.Decoder HT12D;
3. Módulos (transmissor e receptor) RF 433MHz;
4. Reguladores de tensão LM7805;
5. Resistores de 47K , 1M e 8K ;
6. Relé 5V;
7. Fonte Chaveada de 12V;
8. Pilha de 12V;
9. Transistor PNP BC559;
10. Conector Jack P4 ;
11. Borne de parafuso;
12. Placas de fenolite 5x5 cm face simples;
13. Soquete para CI 18 pinos.
14. Diodo 1N4007
15. Botão de pressão.
MÉTODO DE CONTRUÇÃO
Após o estudo dos datasheets dos CI’s, foram realizados testes em protoboard para então serem feitos os desenhos dos circuitos que depois foram impressos nas placas de fenolite. Para a impressão, foram realizados os seguintes passos:
- Limpeza da placa com lã de aço;
- Desenho dos circuitos com pincel;
- Perfuração da placa com um perfurador apropriado;
- Corrosão com percloreto de ferro;
- Limpeza das trilhas para soldagem.
Depois da impressão dos circuitos, as placas, por terem trilhas bem próximas, passaram por um teste de continuidade para a constatação de que não havia curtos-circuitos entre elas. Os últimos passos foram a soldagem dos componentes e em seguida os testes de funcionamento.
Abaixo, seguem fotos dos processos:
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
FUNCIONAMENTO
O funcionamento do circuito é simples. O HT12E é responsável por enviar um sinal serial codificado de 12 bits de para um transmissor RF de 433MHz . Esse sinal é recebido por um receptor RF também de 433MHz e transmitido ao HT12D para ser descodificado. Ao aplicar um sinal digital de nível baixo em algum dos pinos (de 10 a 13) do codificador, as respectivas saídas (pinos de 10 a 13) do HT12D também ficam em nível baixo e por isso é utilizado um transistor PNP para havear a alimentação do relé. Para o sinal de clock dos CI’s são utilizados resistores, que completam um circuito RC junto com capacitores internos dos mesmos. Três resistores de 8K foram ligados em série entre o pino de saída do decodificador e a base do transistor ( que tem um hfe de aproximadamente 300). Na entrada de ambos os circuitos foram instalados reguladores de tensão LM7805, que possibilitam que eles sejam alimentados com uma tensão entre 7V e 35V. Para uma maior segurança, os pinos de 1 a 8 de ambos os CI’s devem ser ligados ao polo negativo da alimentação aleatoriamente, porém com uma sequencia idêntica para que o sinal codificado possa ser decodificado. Um diodo foi ligado em antiparalelo com a bobina do relé, a fim de evitar que o transistor seja danificado pelo pico de tensão induzido na bobina do relé quando ele é desligado.
...