O RELATÓRIO OXIRREDUÇÃO
Por: VitorAL • 30/3/2020 • Trabalho acadêmico • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 312 Visualizações
Faculdade Pitágoras
Diógenes Saúde Neto – Eng. Civil - 2° Período
Elter lucas Gonçalves – Eng. Civil - 1° Período
Jefferson Luiz F. de Melo – Eng. Civil - 1° Período
Júlio César Paulino – Eng. Civil - 1° Período
Marcelo Augusto V. Parreira – Eng. Civil - 1° Período
Phillippe de lima farias – Eng. Civil - 1° Período
Suelen Rodrigues da Cruz – Eng. Civil - 1° Período
Tayze Aparecida da C. Silva – Eng. Civil – 2° Período
Vitor Junio de A. Alves – Eng. Civil - 2° Período
Wezil Endil de A. Quaresma – Eng. Civil - 1° Período
Relatório Experimental de Química - Oxirredução
Belo-Horizonte
2016
RESUMO
Na experiência do vídeo “Alquimia: o cobre que vira prata e ouro” inicia-se limpando as moedas com a solução de sal e vinagre, ao colocar a solução sobre a moeda, o ácido acético presente no vinagre entra em contato com o cloro presente no sal que reagem com o óxido de cobre, assim quebra as moléculas do ferro oxidado, limpando as partes oxidadas. Observamos na reação química a seguir, as transformações em uma moeda de cobre, utilizando os elementos químicos: Sulfato de zinco [ZnSO 4. 7H2O] e Zinco metálico em pó [Zn], assim a moeda de cobre recebe em sua superfície uma camada de zinco, deixando-a semelhante a uma moeda de prata, após este processo essa mesma moeda é levada ao fogo, assim, devido ao aquecimento, o zinco se mistura ao cobre formando uma liga metálica que se chama latão, deixando-a com a aparência de uma moeda de ouro.
1-INTRODUÇÃO
A alquimia foi uma fase importante para a química moderna, uma vez que nesse período foram desenvolvidos muitos dos procedimentos e conhecimentos que são utilizados pela química atualmente. Existiam basicamente três objetivos principais na prática da alquimia: produzir a Pedra Filosofal (substância que aumentaria os poderes de um alquimista), onde através desta seria possível atingir os outros objetivos; a transmutação de metais inferiores em ouro e, por fim, produzir o Elixir da Longa Vida (remédio que curaria todas as doenças, dando vida eterna a quem ingerisse).
Esta foi, e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Química e a Física. A pesquisa mostra uma moeda de 5 centavos de cobre que recebe uma camada de zinco (prata), e outra de latão (ouro), nesse experimento ocorre as reações de oxidação (Perda de elétrons e redução do NOx) e redução (Ganho de elétrons e aumento do NOx). O potencial de redução do Zinco é -0,76 (V) e do cobre é +0,34 (V), levando em consideração que o potencial de redução do Cobre é maior que o do Zinco, não era esperado que o zinco se depositasse no cobre. Porém é exatamente o que acontece, há uma explicação, isso ocorreu, porque a solução do Sulfato de Zinco com o Zinco metálico em pó, forma complexos com potencial padrão maior que o do cobre, por isso o zinco é depositado na moeda de cobre. Na transformação em ouro ocorre uma mistura do Zinco com o cobre, formando uma liga metálica chamada Latão.
2 – OBJETIVO
Além de entender o que ocorre quimicamente no experimento estudado devemos também:
- Relatar os métodos em sequência lógica do experimento;
- Descrever os equipamentos utilizados (vidrarias, equipamentos de queima etc..).
- Exemplificar reações de oxirredução usando moedas.
- Mostrar a deposição de zinco sobre uma moeda de cobre e posteriormente a formação de uma liga metálica
3 - PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais Utilizados:
Na realização do experimento químico foram utilizados alguns equipamentos e reagentes, descritos abaixo com suas características:
Reagentes:
Sulfato de Zinco [ZnSO 4. 7H2O];
Zinco metálico em pó [Zn];
Água;
Vidrarias:
Béquer Pequeno – Graduado 250 ml.
Outros:
Bico de Bunsen;
Tripé;
Colher;
Pinça;
Moedas de cobre (5 Centavos).
Produtos:
Sulfato de Zinco [ZnSO 4. 7H2O];
Zinco metálico em pó [Zn];
Água.
Produtos para limpeza das moedas:
Vinagre;
Sal;
Ketchup.
3.2- Procedimento experimental:
Em ordem cronológica referente ao vídeo “Alquimia: O cobre que vira prata e ouro” os procedimentos para se chegar ao resultado desejado foram:
1. Em primeiro lugar faça a limpeza das moedas utilizando um pincel e uma mistura de sal com vinagre ou somente o ketchup para remoção de camadas de óxido e outras matérias existentes na superfície da moeda.
2. Adiciona-se aproximadamente 150 ml de água em um béquer (quantidade não especificada).
3. O vídeo não especifica margem de erro nas substancias, mas pelo que foi visto podemos chegar à conclusão que foi adicionado no béquer por volta de uma colher e meia de Sulfato de zinco que é dissolvido na água em seguida adiciona-se meia colher de Pó de zinco puro.
4. O Béquer com a solução descrita no item 3 é submetido ao calor do bico de Bunsen por aproximadamente 30 minutos, com a moeda de cobre dentro solução.
5. Após realizar os procedimentos citados acima se retira a moeda da solução e se confere a reação ocorrida.
...