O RUÍDO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: lucastrindad • 16/5/2019 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 156 Visualizações
UNIVERSIDADE TIRADENTES
ENGENHARIA CIVIL
LUCAS TRINDADE ROCHA
RESENHA
O RUÍDO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Aracaju
2016
LUCAS TRINDADE ROCHA
RESENHA
O RUÍDO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Resenha apresentada ao Curso de Engenharia Civil, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho.
Aracaju
2016
GONÇALVES DIAS, Ana Karina, SILVA XAVIER, Marcel, CONDESSA DODE, Adilza. “O ruído na indústria da construção civil”. Revista PETRA v.2, n.1, p.56-55, jan./jul. 2016.
O artigo ligo e discutido foi produzido pelos alunos do curso de Engenharia Civil Ana Karina Gonçalves Dias, Marcel Silva Xavier e pela Doutora e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos Adilza Condessa Dode. Ambos alunos graduando e professora frequentam o Centro Universitário Izabela Hendrix (CEUNIH), o trabalho foi publicado pela revista PETRA.
O ruído é um problema reccorente da construção civil, especialmente quando falamos em atividades exercidas no canteiro de obra, máquinas e veículos comumente são a origem de ruídos que afetam os profissionais. Esta exposição a niveis elevados de poluição sonora pode se tornar um problema no futuro, podendo causar perda de audição. O estudo realizado visou a análise quantitativa do ruído nas imediaçoes do campo operacional onde a empresa “A Casa Padrão Locação de Máquinas Ltda.” realizava suas atividades na cidade de Belo Horizonte – MG. O estuda visa identificar se as condições de trabalho ali exercidas sao salubres e se estão dentro do limite de tolerancia definido pelas normas regulamentadoras e quais medidas devem ser adotadas em função de aliviar o problema.
É sabido que a medição da intensidade de ondas sonoras é medida numa escala de decibéis (dB), uma exposição a 85 dB pode ser prejudicial ao trabalhor, e quanto mais prolongada for essa exposição maiores são os riscos de estresse, irritabilidade e cansaço. No estudo, atendendo recomendações da NR 15, um Decibilímetro foi utilizado para medir o ruído, para maior precisão e confiabilidade do estudo o equipamento foi utilizado próximo ao aparelho auditivos dos trabalhadores.
Foram analisados no estudo principalmente o ruído emitido pela Betoneira (equipamento utilizado para misturar concreto) e a Serra Circular (equipamento para corte de madeira, aço, concreto), foram levados em consideraçao nos calculos não apenas o valor de ruído observado no decibilímetro mas principalmente o tempo de exposição ao ruído, para assim classificar se as atividades estao de acordo com os limites previstos na NR-15, NR-09 e NHO-01.
Os resultados obtidos foram satisfatórios no caso da betoneira, pois estava dentro dos limites aceitaveis. No caso da serra circular, as doses encontram-se acima do recomendado pelas normas, portanto uma ação deverá ser tomada para que a saúde dos trabalhadores não seja prejudicada.
O estudo mostrou-se muito útil e ajudou a identificar condições insalubres de trabalho numa obra, ações imediatas deverão ser tomadas para amenizar os danos causados pelo ambiente de trabalho. A recomendação é a utilização de protetores auricular como EPIs, sendo estes modelos plug e concha, principalmente quando a serra circular estiver em uso. Algumas outras medidas incluem: não utilizar a serra e betoneira ao mesmo tempo no mesmo ambiente e orientar a equipe melhor sobre a importância dos EPIs e o risco do ruído para a saúde.
...