O Relatório Baricentro
Por: gustavo022 • 4/5/2019 • Relatório de pesquisa • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 376 Visualizações
[pic 1]
Baricentro
Nome: Adria Monieli Carvalho Turma: EB1P28
Nome: Gustavo Valdemar B. de Almeida Junior Turma: EB1R28
Nome: Lucas Andrade Silva Turma: EB1Q28
Nome: Keterson Alves da Silva Turma: EB1Q28
Nome: Matheus Ricardo Luzia Turma: EB1Q28
Prof.ª: Taisa
São José do Rio Preto
09/04/2019
Sumário
1- Resumo 3
2- Objetivos 4
3- Introdução Teórica 5
4- Parte experimental (Montagem e procedimentos experimentais) 6
4.1- Materiais Usados 6
4.2- Método 6
5- Resultados experimentais 7
6- Discussão 8
7- Conclusão 9
- Resumo
Foi proposto um trabalho com a finalidade de encontrar o centro de massa gravitacional de algumas figuras planas, figuras contendo formas diferentes, e ao lado do nosso docente, identificar o centro de massas das figuras que não possuem o centro de gravidade no seu centro, trabalho que foram feitos no laboratório de Física.
3
- Objetivos
O objetivo principal proposto desde o início do experimento é de encontrar o centro de gravidade das determinadas figuras planas com o uso de moldes que foram entregue pela nossa docente, como a do circulo, quadrado, losango e uma figura considerável diferente entre nosso grupo e provavelmente por toda a sala, nós apelidamos ela de “amendoim” pelo seu formato idêntico.
Uma observação é de que quando a figura é um objeto homogêneo, o centro de massa coincide com seu centro geográfico, fato difícil de ocorrer.
4
- Introdução Teórica
Baricentro é um ponto ou coordenada encontrada em torno de uma forma geométrica que está em perfeito equilíbrio, no qual é utilizado para encontrar o centro de gravidade.
Como feito o experimento em laboratório, utilizamos em prumo para deixar alguns objetos em estática, para podermos traçar retas com o auxílio de uma régua, pelos pontos demarcados no objeto para encontrar o seu centro de gravidade, gerado com o cruzamento das retas pelo mesmo.
Traçamos três retas em cada forma para conseguir encontrar o seu ponto de equilíbrio, localizado no centro exato no cruzamento das retas.
Exemplos de figuras que realizamos o procedimento para encontrar o centro gravidade no laboratório:
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
- [pic 12][pic 13][pic 14][pic 15]
- [pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]
No exemplo mostrado acima as formas do círculo, quadrado, triângulo e losango tem seu centro de gravidade localizado em seus respectivos centros. No laboratório a única forma que seu centro de massa não se localizou ao centro depois de realizarmos todos os procedimentos foi uma forma similar a um “amendoim”, na qual seu ponto de massa ficou abaixo do centro da forma.
5
- Parte experimental (Montagem e procedimentos experimentais)
4.1- Materiais Usados
- Apoio para placas (tripé hastel);
- Placas planas;
- Fio de prumo;
- Folhas sulfites;
- Lápis;
- Régua.
4.2- Método
Iniciamos desenhando os contornos das quatro placas nas folhas sulfites, após isso, foi colocado uma de cada vez no apoio, estando suspensas por pequenos furos em suas bordas.
Suspendemos o fio de prumo junto com a placa, identificamos a localização exata da primeira reta, e assim repetindo o processo pendurando a figura por outro furo de sua borda, achamos a segunda reta.
Ao achar todas as retas, sendo elas duas retas ou mais, e marcar nas folhas sulfites o local exato em que o fio de prumo atravessava, foi percebido que todas as retas se cruzam, formando o baricentro do corpo. Foi realizado o mesmo procedimento com todas as figuras.
...