TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Enzimas

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  1.128 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB[pic 1]

Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN

Ivana Dominique Alves Gusmão

Relatório da prática 2

Relatório apresentado a professora Crislene Silva, na disciplina de Biotecnologia, do curso de Engenharia Ambiental.

Itapetinga – BA

Março de 2016

INTRODUÇÃO

AS ENZIMAS

As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.

Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação), bem como externo, através de sinalizadores catalíticos estimulantes ou inibitórios atuantes em outras células (hormônios, por exemplo).

A gelatina é uma proteína obtida por meio da desnaturação e hidrólise do colágeno. Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a regeneração de algumas articulações. O colágeno encontrado na gelatina é uma proteína formada por longas cadeias de aminoácidos que se unem por ligações peptídicas, estruturando os tecidos.

O abacaxi é uma fruta saborosa e que contém nutrientes, como a vitamina A boa para a visão, e a B, que favorece o sistema nervoso, além disso, tem uma substância funcional que se chama bromelina. Ela serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas.

No experimento proposto, veremos o que a enzima encontrada no abacaxi será capaz de fazer com o colágeno presente na gelatina

OBJETIVO

Esta prática tem como finalidade observar a ação de uma enzima protease (Bromelina) em contato com uma solução proteica (gelatina).

MATERIAIS

- Gelatina sem sabor;

- Pedacinhos de abacaxi maduro;

- Pedacinhos de maçã;

- Potinhos plásticos;

METODOLOGIA

A prática começou com a preparação da gelatina sem sabor. Esquentamos 200 ml de água, adicionamos a gelatina sem sabor e misturamos até dissolver totalmente.

Depois cortamos em pedacinhos as frutas, a maçã e o abacaxi e colocamos em copinhos separados. Adicionamos a cada potinho com fruta um pouco da gelatina sem sabor até cobri-las. Em um copinho separado colocamos apenas gelatina.

Levamos a geladeira e aguardamos 30 minutos. Passado o tempo, retiramos os três potinhos da geladeira e observamos o que aconteceu.

RESULTADOS

Após retirar os potinhos da geladeira foi possível observar, que o potinho que continha o abacaxi foi o único que não conseguiu ganhar consistência, ou seja não conseguiu endurecer ao ponto de gelatina, diferentemente do potinho que continha a maçã e do outro que tinha apenas a gelatina pura.

[pic 2]  [pic 3]

[pic 4]  [pic 5]

Todas ficaram a mesma quantidade de tempo na geladeira, mas apenas o copinho com maçã e com gelatina pura endureceu.

[pic 6]

Isso aconteceu por que a enzima bromelina presente no abacaxi atua em cima da proteína presente na gelatina, quebrando as ligações entre os aminoácidos, degradando assim a proteína. A bromelina encontra-se no grupo das proteases, ou seja, são enzimas que atuam sobre as proteínas, desdobrando-as em compostos mais simples, como polipeptídios de menor peso molecular ou, em última instância em aminoácidos simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com