O Relatório Fluidos
Por: Jéssica Lopes • 13/3/2017 • Relatório de pesquisa • 783 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
Introdução
Pressão é definida como uma força exercida em uma determinada área. (SALES, Célia) Essa medida é de extrema importância para várias áreas e indústrias, principalmente na engenharia Mecânica.
Para aferir pressão, utiliza-se um equipamento nomeado Manômetro, esses os quais existem em diversos modelos e com as diversas unidades de pressão.
Foi feita uma experiência no laboratório de Fluidos mecânicos, a qual consistia em aferir dois tipos de manômetros por maneiras diferentes: manômetro de peso morto, o qual aferiu um manômetro do tipo Bourdon, e uma bomba de aferição, que com um manômetro padrão tipo Bourdon, aferiu outro do mesmo tipo e um transdutor elétrico.
Revisão Teórica e modelagem.
Para compreensão do relatório, é importante a definição de pressão e calibração.
Denomina-se Pressão a uma grandeza física que é uma força normal exercida sob uma determinada área, ou ainda uma altura de coluna de um determinado fluido. (Sales, Célia)
É dada por:
EQ. 1
Onde, P é a pressão, F a força e A a área.
A unidade no SI (Sistema Internacional) para medir a pressão é o pascal cujo símbolo é PA equivalente a 1 Newton por metro quadrado (N/m²). A pressão exercida pela atmosfera ao nível do mar corresponde a 101 325 Pa, e esse valor é normalmente associado a uma unidade chamada atmosfera padrão.
Pressão manométrica ou relativa é a diferença de pressão entre a pressão desconhecida e atmosférica. (SALES, Célia)
Pman = Pabs - Patm
EQ. 2
O aparelho destinado a medir a pressão relativa é o manômetro, no entanto lado a pressão atmosférica mede-se com um barômetro.
Calibração é o processo do qual busca comparar valores indicados por um instrumento de medição o qual exibe uma medição estabelecida por padrões e com tolerância muito menor ao instrumento a ser calibrado. (ROSA, Taylor)
Metodologia
A prática iniciou com o professor Willian explicando a teoria e apresentando os tipos e manômetros a serem utilizados na prática. Foram utilizados dois processos distintos para aferição dos manômetros.
1) Processo de calibração para o manômetro de Bourdon e do transdutor elétrico de pressão através da bomba de aferição.
Esse sistema de calibração consiste, de acordo com a figura 1, de um manômetro de Bourdon padrão (3), de outro manômetro do mesmo tipo (4) e um transdutor elétrico (5) conectado a um painel eletrônico (6) permitindo a leitura da pressão indicada.
Para aferição das medidas fechou-se a tampa do reservatório de óleo e ajustando a pressão do manômetro padrão para zero, através do volante. Variamos a pressão crescentemente em intervalos regulares e anotamos os valores obtidos. Repetimos o processo de forma decrescente.
2.1 Calibração do manômetro de Bourdon através do manômetro de peso morto.
A montagem desse sistema apresenta:
1) Bomba centrífuga;
2) Mangueira de alimentação do sistema de aferição;
3) Manômetro de Bourdon a ser aferido;
4) Válvulas de bloqueio do fluxo;
5) Conjunto cilindro, pistão e pesos.
Para efetivação
...