O Relatório Método Speedy
Por: GledsonRogerio • 22/2/2021 • Ensaio • 660 Palavras (3 Páginas) • 585 Visualizações
Relatório – Método Speedy
• INTRODUÇÃO
Neste relatório será exposto a forma de adquirir a umidade de um solo através do método speedy. Esse ensaio foi executado no laboratório de material de construção do curso de Engenharia Civil do Campus da Faculdade Estácio de Sá, no dia 27 de agosto de 2018.
A informação sobre a umidade do solo é muito importante no ramo da construção civil, por meio desta informação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter o melhor resultado na compactação do solo e este obtenha uma maior resistência, pois é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.
• OBJETIVO
O objetivo deste relatório é apresentar o experimento realizado em aula prática no laboratório de materiais de construção para determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo utilizando o método speedy.
• MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
1. Balança de precisão.
2. Kit do método Speedy (Figura1).
3. Espátula.
Figura 1 - Kit do método Speedy
• PREPARO DA AMOSTRA
Este método é aplicável somente para solos sem pedregulho, ou agregado e apropriado somente para o controle de compactação de solos, solo-cimento ou misturas estabilizadas e que tenham granulometria fina.
É recomendado utilizar como a mostra 20 g, 10 g ou 5 g de solo. A escolha da amostra está vinculada a dimensão máxima dos agregados. Quando o solo aparenta está mais úmido utiliza-se 10 g ou até mesmo 5 g de amostra de solo para realizar do ensaio.
Nesse relatório a amostra utilizada para o cálculo da umidade pelo método speedy tem 20,00g
Figura 2 – pesagem da amostra a ser utilizada.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O procedimento experimental de ser realizado, na seguinte ordem:
1. Transferir a amostra de solo para o corpo do aparelho;
Figura 3 – Materiais para execução do ensaio speedy.
.
2. Figura 4 – Adicionar a ampola de carbureto de cálcio e duas esferas de ferro;
3. Colocar a tampa do dispositivo de ensaio “Speedy” e fechar firmemente a borboleta existente no mesmo;
Figura 5 – equipamento speedy fechado conforme figura abaixo:
Após fechado mantendo a tampa do aparelho para cima, foi agitado vigorosamente cerca de dez vezes, com movimentos de baixo para cima e aguardar até o ponteiro de o manômetro estabilizar e fazer a leitura do manômetro.
Figura 6 – aguardando equipamento speedy estabilizar conforme
...