TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Técnico

Por:   •  22/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio de Compactação

  1. Objetivo do ensaio:

O ensaio realizado tinha como objetivo, basicamente, a determinação de dois parâmetros, são estes: a umidade ótima do solo utilizado, para uma determinada energia de compactação, e o peso especifico seco máximo (s max.) associado a humidade ótima. O ensaio será realizado de acordo com a norma NBR 7182, onde está prescreve o método para determinar a relação entre o teor de umidade e o peso especifico aparente seco de solos quando compactados, de acordo com os processos especificados.

O ensaio de compactação será do tipo Proctor Normal, com a reutilização do solo, para a obtenção de sua curva de compactação. Esse tipo de ensaio se dá através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra, onde a altura de queda será de 30,5cm e aplicação de 25 golpes por camada.

Para início do experimento o solo em questão deve passar por uma preparação.

  1. Preparação da amostra:

Primeiramente toma-se a quantidade de solo seco ao ar, desejado, e faz-se o destorroamento até que não haja torrões maiores que 4,8mm; para isso faz-se o peneiramento da amostra nas peneiras de 19 e 4,8 mm, de acordo com a NBR 5734.

Em seguida determina-se sua umidade higroscópica.

  1. Material utilizado:
  1. Cilindro metálico, com volume conhecido (Vc=1000ml);
  2. Soquete pequeno com peso padronizado e conhecido de 25kg;
  3. Régua de aço biselada com comprimento de 30 cm;
  4. Balança com resoluções de 1 g e 0,001g, respectivamente;
  5. Cilindro metálico pequeno (cilindro de Proctor).
  6. Extrator de corpo-de-prova;
  7. Proveta de vidro.
  1. Procedimento experimental:

Adiciona-se água à amostra até se verificar uma certa consistência. Deve-se atentar para uma perfeita homogeneização da amostra; Após completa homogeneização do material, proceder a sua compactação, atendo-se ao soquete, número de camadas e número de golpes por camada correspondentes a energia desejada.

Compacta-se a amostra no molde cilíndrico em 3 camadas iguais (cada uma cobrindo aproximadamente um terço do molde), aplicando-se em cada uma delas os 25 golpes, os golpes do soquete devem ser aplicados perpendicularmente e distribuídos uniformemente sobre a superfície de cada camada, sendo que as alturas das camadas compactadas devem resultar aproximadamente iguais, este como já determinado, caindo a uma altura determinada (30,5cm).

 Em seguida remove-se o colarinho e a base do cilindro Proctor, aplaina-se a superfície do material à altura do molde com o auxílio da régua biselada, após isso pesa-se o conjunto cilindro + solo úmido compactado, com resolução de 1g, onde o peso do cilindro já é conhecido, e, por subtração do peso do molde cilíndrico, obter o peso úmido do solo compactado, Ph. Com auxilio do extrator, retirar o corpo-de-prova do molde e do centro do mesmo, retirar uma pequena amostra para determinação da umidade, h, de acordo com a NBR 6457.

Repetir a operação, até a umidade ótima e cinco pontos, sendo dois no ramo seco, um próximo a umidade ótima, e dois no ramo úmido da curva de compactação.

  1. Cálculos e resultados obtidos:

Primeiramente, deve-se calcular para cada corpo de prova obtido na compactação o peso do solo compactado. Para isso deve-se subtrair o peso do cilindro, já conhecido, do (peso cilindro+peso do solo compactado).

Após isso calcula-se o peso específico aparente do solo úmido, dada a fórmula:

                               

Y= P (solo compactado) / V(cilindro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com