TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Teste de Slump

Por:   •  22/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL DE SÃO LUÍS - WYDEN                                                                CURSO: ENGENHARIA CIVIL                                                                                                                                                             DISCIPLINA: TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

RELATÓRIO TÉCNICO DO ENSAIO DE GRANULOMETRIA DO AGREGADO POR PENEIRAMENTO, DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO: MÉTODO (ESTUFA E SPEEDY) E O TRAÇO DO CONCRETO.

 

                                                       SÃO LUIS – MA

2019

DANIEL VITOR PARGA DOS REIS

DAVID CALDAS GALVÃO

JONH ROGER FERREIRA GAMA

MATHEUS OLIVEIRA PORTELA PONTES

 

 

RELATÓRIO TÉCNICO DO ENSAIO DE GRANULOMETRIA DO AGREGADO POR PENEIRAMENTO, DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO: MÉTODO (ESTUFA E SPEEDY) E O TRAÇO DO CONCRETO.

Relatório apresentado à disciplina de Tecnologia das Construções da Faculdade ISL WYDEN, apresentado como requisito para obtenção de nota da AP2 Sob orientação.

                                     

                 Prof.º Eng – Fernando Beckham

 

 

SÃO LUÍS  
2019

SUMÁRIO

        

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVO GERAL        5

3.        OBJETIVO ESPECÍFICO        5

4.        REFERENCIAL TEÓRICO E EXPERIMENTO FEITO        6

4.1 EXPERIMENTO 1: Ensaio de Granulometria Através do Peneiramento.        6

4.2 EXPERIMENTO 2: Porcentagem de Umidade presente na Amostra de solo pelo método da Estufa e do Speedy.        8

4.3 EXPERIMENTO 3: Confeccionar Traço de Concreto com o uso de Betoneira.        11

5.        IMAGEM DO TRAÇO DO CONCRETO, MATERIAIS E ALUNOS        14

6.        CONCLUSÃO        15

7.        REFERÊNCIAS        16

                        

  1. INTRODUÇÃO

Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem isto é, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto. Por isso apresentam grande importância na indústria de construção civil, aumentando a resistência ao desgaste, e economia na produção de concreto.

A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras presumivelmente representativas dos sedimentos e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.

A determinação do teor de umidade existente na amostra de solo pode ser definida de várias formas, porém neste estudo em laboratório será usado os seguintes métodos: Estufa Padrão e Speedy Test.  A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas.

Fabricar concreto no canteiro de obras ou mesmo na indústria, tem uma série de semelhanças com a culinária. Como ocorre em uma receita de bolo, por exemplo, o preparo requer precisão na escolha dos ingredientes e atenção na adição dos componentes, que devem ser acrescidos seguindo uma ordem específica. Além disso, requer que a mistura seja feita com uma energia tal que garanta a homogeneização perfeita e não faça a massa “desandar”.

A realização da dosagem de um concreto é um fator primordial para o desenvolvimento de suas características de desempenho, para um bom desempenho do concreto na obra. A definição do traço do concreto visa proporcionalizar os materiais constituintes da forma econômica atendendo as especificações de projeto, bem como as características de durabilidade desejadas.

Neste sentido, a etapa de dosagem dos materiais constituintes é subdivida em etapas. A primeira etapa trata-se da fase de definição dos materiais a serem empregados na dosagem, na qual é realizada uma seleção criteriosa dos materiais, tais como cimento, agregados miúdos, agregado graúdo, água, e, quando necessário, adições e aditivos. A segunda fase é a etapa de proporcionalmente dos materiais, onde será definida a quantidade ideal de cada um dos materiais na mistura através de cálculos. A terceira etapa é a fase em que observamos o a interação dos materiais, através do auxílio da betoneira (ou mistura manual).

  1. OBJETIVO GERAL

       Realizar o ensaio de granulometria através do peneiramento, determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa e do Speedy e por fim Confeccionar traço de concreto com o uso de betoneira, conforme NBR 12655/2015 - Concreto de cimento Portland — Preparo, controle, recebimento e aceitação — Procedimento, e realizar teste de abatimento, conforme NBR NM 33/1998 - Concreto - Amostragem de concreto fresco e NBR NM 67/1998 – Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (774 Kb)   docx (577.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com