O Relatório Enzimas
Por: Francisco Gomes • 30/5/2017 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 1.127 Visualizações
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB[pic 1]
Departamento de Ciências Exatas e Naturais - DCEN
Ivana Dominique Alves Gusmão
Relatório da prática 2
Relatório apresentado a professora Crislene Silva, na disciplina de Biotecnologia, do curso de Engenharia Ambiental.
Itapetinga – BA
Março de 2016
INTRODUÇÃO
AS ENZIMAS
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam.
Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação), bem como externo, através de sinalizadores catalíticos estimulantes ou inibitórios atuantes em outras células (hormônios, por exemplo).
A gelatina é uma proteína obtida por meio da desnaturação e hidrólise do colágeno. Ela contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a regeneração de algumas articulações. O colágeno encontrado na gelatina é uma proteína formada por longas cadeias de aminoácidos que se unem por ligações peptídicas, estruturando os tecidos.
O abacaxi é uma fruta saborosa e que contém nutrientes, como a vitamina A boa para a visão, e a B, que favorece o sistema nervoso, além disso, tem uma substância funcional que se chama bromelina. Ela serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas.
No experimento proposto, veremos o que a enzima encontrada no abacaxi será capaz de fazer com o colágeno presente na gelatina
OBJETIVO
Esta prática tem como finalidade observar a ação de uma enzima protease (Bromelina) em contato com uma solução proteica (gelatina).
MATERIAIS
- Gelatina sem sabor;
- Pedacinhos de abacaxi maduro;
- Pedacinhos de maçã;
- Potinhos plásticos;
METODOLOGIA
A prática começou com a preparação da gelatina sem sabor. Esquentamos 200 ml de água, adicionamos a gelatina sem sabor e misturamos até dissolver totalmente.
Depois cortamos em pedacinhos as frutas, a maçã e o abacaxi e colocamos em copinhos separados. Adicionamos a cada potinho com fruta um pouco da gelatina sem sabor até cobri-las. Em um copinho separado colocamos apenas gelatina.
Levamos a geladeira e aguardamos 30 minutos. Passado o tempo, retiramos os três potinhos da geladeira e observamos o que aconteceu.
RESULTADOS
Após retirar os potinhos da geladeira foi possível observar, que o potinho que continha o abacaxi foi o único que não conseguiu ganhar consistência, ou seja não conseguiu endurecer ao ponto de gelatina, diferentemente do potinho que continha a maçã e do outro que tinha apenas a gelatina pura.
[pic 2] [pic 3]
[pic 4] [pic 5]
Todas ficaram a mesma quantidade de tempo na geladeira, mas apenas o copinho com maçã e com gelatina pura endureceu.
[pic 6]
Isso aconteceu por que a enzima bromelina presente no abacaxi atua em cima da proteína presente na gelatina, quebrando as ligações entre os aminoácidos, degradando assim a proteína. A bromelina encontra-se no grupo das proteases, ou seja, são enzimas que atuam sobre as proteínas, desdobrando-as em compostos mais simples, como polipeptídios de menor peso molecular ou, em última instância em aminoácidos simples
...