O Relatório Reatores
Por: Marina Curcio • 16/10/2019 • Relatório de pesquisa • 428 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
[pic 1]
Instituto de Química
Laboratório de Engenharia Química 2
Turma B
Reator em tanque agitado e reator tubular
Gabriela Teixeira Alves – 13/0009415
Lucas Fonseca Guimarães – 12/0126354
Marina Curcio dos Santos – 12/0061406
Rafael Pereira Cordellini – 13/0036056
Brasília
2017
Objetivos
O objetivo do presente experimento é a comparação do comportamento de determinada reação química em dois tipos de reatores, um reator de tanque agitado e um reator tubular. É analisada também a influência da vazão sobre a conversão da reação química em cada um dos reatores.
Materiais e procedimentos
A reação estudada no experimento foi a hidrólise de acetato de etila com hidróxido de sódio para produzir etanol e acetato sódico.
[pic 2]
É uma reação equimolar e cada um dos reativos apresenta uma cinética de primeira ordem, portanto a ordem global de reação é dois.
Inicialmente foi feita a calibração da bomba peristáltica utilizando-se de uma proveta de 10mL, medindo o volume de água recolhido em um tempo determinado dos canais 2 e 3. No canal 2 ia ser passada a mangueira para a introdução de acetato de etila no reator e no canal 3 a mangueira de solução de hidróxido de sódio. As velocidades escolhidas na bomba peristáltica foram as das posições 1 e 2.
Após a calibração, foram preparadas as soluções de acetato de etila e de e ligadas nos respectivos canais ligados à bomba peristáltica e tais conexões foram colocadas no reator tanque agitado. Para a agitação no interior do reator foi utilizado um borbulhador e a sonda do condutivímetro. Foi ligada a bomba na posição 1 e o condutivímetro foi monitorado até que se alcançou um volume constante e a partir daí foram retiradas alíquotas de 5mL de solução para serem tituladas com depois de ter adicionado o indicador fenolftaleína. O mesmo procedimento foi repetido com a velocidade 2 da bomba. Então foi realizado o experimento com o reator tubular em que se conectou as saídas da bomba ao reator com a ajuda de uma conexão Y. Na saída do reator foi adaptado um sistema de monitoramento da condutividade, que também foi monitorada até o valor ficar constante para que fossem retiradas as alíquotas a serem tituladas. O mesmo procedimento também foi realizado com a velocidade da bomba em 2.[pic 3][pic 4]
[pic 5]
Figura 1. Esquema de um CSTR e um PFR [2]
Resultados e Discussão
Conclusões
Texto
Referências Bibliográficas
[1] Roteiro para realização da prática “Experimento em reator tipo tanque agitado e em reator tubular ”. Laboratório de Engenharia Química 2. Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
[2] MAY S., JOHNSON M. Continuous Processing to Enable More Efficient Synthetic Routes and Improved Process Safety. 2013
[3]
Anexos
...