O Relatório de Química
Por: tamilesaraujo • 11/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 251 Visualizações
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Brenda Rebouças Moura (UNIFACS, brendamoura95@yahoo.com.br ), Mateus Dourado (UNIFACS, dourado.mateus@gmail.com), Rafhael Castro (UNIFACS, rafa.silva@hotmail.com), Tâmara Letícia (UNIFACS, tltamaraleticia@gmail.com), Tamiles Araújo (UNIFACS, thamis.araujo@hotmail.com).
Orientador: Viviana Mateus (UNIFACS, viviana.mateus@pro.unifacs.br).
RESUMO
Relatório referente à quarta prática e terceira aula de laboratório, sobre propriedades periódicas. Ao utilizar o Bromo e o iodo foi possível analisar a característica oxidante dos halogênios, assim como com o uso do Magnésio, Sódio e Alumínio conseguimos analisar a característica redutora dos elementos químicos pertencentes ao mesmo período. Constatou-se, então, o caráter eletronegativo dos halogênios e o eletropositivo dos metais.
PALAVRAS CHAVES: Propriedades, ácido-básicas, oxidantes, redutores, periódicas.
INTRODUÇÃO
Atualmente, a tabela periódica criada por Dmitri Mendeleiev está dividida em 7 grupos e 18 períodos seguindo os rígidos padrões da IUPAC (sigla em inglês da União Internacional de Química Pura e Aplicada). De acordo com tais informações e baseada na prática feita em laboratório é possível extrair da mesma as características necessárias para os estudos dos elementos químicos, sendo elas:
- Raio atômico: que é a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos.
- Raio iônico: que é a distância entre os íons em um composto iônico.
- Energia de Ionização: que é a quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo gasoso.
- Afinidade eletrônica: que é a energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo na fase gasosa.
Nesse vies foi escolhido o sódio (Na), iodo (I), magnésio (Mg), alumínio (Al) e Bromo (Br) com o intuito de analisar as características redutoras dos metais e o caráter oxidante dos halogênios com base nas propriedades químicas já citadas. (RUSSEL, J. B. (1994)).
EXPERIMENTAL
MATERIAIS E REAGENTES:
Cápsula de porcelana; Tubo de ensaio; Béquer; Pipeta; Proveta; Pinça; Água destilada; Fenolftaleína (indicador ácido-base); Sódio (Na(s)); Magnésio (Mg(s)); Alumínio (Al(s)); Brometo de sódio (NaBr); Solvente orgânico (Hexano); Água de cloro Cl(aq); Iodeto de sódio (NaI).[pic 1]
PROCEDIMENTO:
PARTE I:
- Obtenção do Sódio:[pic 2]
- Obtenção do Magnésio:
- Obtenção do Alumínio:[pic 3]
[pic 4]
PARTE II:
- Obtenção do Bromo:
- Obtenção Iodo:[pic 5]
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TABELA 1:[pic 6]
TABELA 2:
[pic 7]
PARTE I:
- Obtenção do Sódio:
A partir da reação do sódio com a água percebemos a mudança de cor (rosa) com o auxílio do indicador (fenolftaleína) por se tratar de uma reação básica. Isso é explicado por características químicas presentes em cada elemento. Nesse caso, o sódio, por possuir maior raio atômico (seguido do magnésio e alumínio) utilizados na experiência acido-básica e a menor energia de ionização, possui uma reação mais acelerada (com liberação de bolhas acentuada) que as demais devido a maior facilidade de perder elétrons quando comparado as outras. Como pode ser visto a seguir:
Na(s) + H2O(l) NaOH + H2(g)[pic 8]
- Obtenção do Magnésio:
Tal reação básica por ser de coloração branca e rosa, ocorre de forma mais lenta devido ao tamanho do seu raio ser intermediário, assim como sua energia de ionização, em relação aos demais com pouco aparecimento de bolhas. Como pode ser visto na reação a seguir:
Mg(s) + H2O(l) Mg(OH)2 + H2(g)[pic 9]
- Obtenção do Alumínio
É observado, mesmo que mais lenta, ainda houve o aparecimento de gases (bolhas) quase imperceptíveis. Sua coloração continua incolor devido ao seu caráter básico (muito fraco) e por possuir uma camada protetora (óxido) dificultando a velocidade da reação, com o menor raio e maior energia de ionização. Dada a equação a seguir:
...