O Reuso de Água em Residências
Por: barrome • 7/6/2017 • Monografia • 2.904 Palavras (12 Páginas) • 205 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Belo Horizonte
2017
Rodrigo Mendes de barros[pic 6]
[pic 7]
Reuso de Água em Residências
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.
Orientador: José Vidigal Junior
BELO HORIZONTE
2017
SUMÁRIO[a]
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVOS GERAIS 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 10
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Como a maioria dos recursos naturais está se tornando cada vez mais raros, a humanidade procura manter sua qualidade de vida em constante evolução, porém com o uso cada vez mais racional e consciente destes recursos. No caso da água, tem-se um risco iminente de escassez daquela que é própria para o consumo humano. Então, é imprescindível que se saiba usar a água de maneira eficiente e sustentável. Por isso, fontes alternativas de recursos hídricos não potáveis devem ser utilizadas para finalidades pouco nobres, substituindo o uso de água potável. O cuidado com a obtenção de fontes alternativas de água tem se tornado uma preocupação cada vez mais comum.
As grandes empresas tem se empenhado em desenvolver sistemas próprios de captação e tratamento de água para diminuir sua dependência ao fornecimento feito pelas concessionárias. Além disso, a busca pelo aperfeiçoamento dos processos produtivos para maior eficiência no uso da água. Para a indústria qualquer falha no abastecimento gera grandes prejuízos financeiros, uma das soluções mais comuns para aperfeiçoar o emprego dos recursos hídricos é a captação de águas pluviais. Sistemas com essa finalidade podem ser instaladas em quase todo tipo de edificação com custos moderados, e com a elevação do custo da água essas instalações tem se tornado cada vem mais interessante, no que diz respeito a economizar.
Além de aperfeiçoar a obtenção desse recurso, a captação de águas pluviais ajuda a minimizar os impactos, nos sistemas de drenagem urbanas, dos grandes volumes de águas das chuvas. Períodos de grandes chuvas nos mostram, anualmente, o quão vulnerável é esse sistema nas cidades brasileiras, causando enchentes e muitos estragos e, em alguns casos, até mortes, sendo um problema comum nas cidades urbanizadas e a captação de parte dessa água diminuiria os impactos de grandes precipitações nesses sistemas.
Contudo, um sistema predial que realize essa captação requer operação e manutenção das instalações, por parte de seus moradores. Além disso, o controle da qualidade dessa água precisa ser feito pelos próprios usuários, diferentemente da água fornecida pela concessionária que tem a suas disposições profissionais altamente qualificados para um refinado controle de qualidade.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Quanto é possível economizar água potável através da instalação de um sistema de captação de água da chuva em uma residência?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Estimar o volume de água potável que pode economizar com a implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais em uma residência.
2.2 Objetivos Específicos
- Dimensionar o sistema de aproveitamento de águas pluviais desde a captação até sua utilização;
- Levantar os custos de aquisição, implantação e manutenção do sistema de aproveitamento de água da chuva;
- Estudar o retorno financeiro do sistema de reuso de água da chuva.
3 JUSTIFICATIVA
Com a grande necessidade de encontrar uma forma eficaz de adquirir recursos naturais, ainda mais quando esse recurso de trata de algo essencial à sobrevivência, a busca por novos métodos de captação de água vem aumentando cada vez mais. Esse processo de racionalização e conscientização das pessoas tem se tornado comum, mas apesar de todos entenderem a verdadeira importância desse tema, nem sempre ele parece algo possível de praticar nas casas e de forma simples.
Este projeto de estudo, que tem como tema, reuso de água em residências, tem como objetivo esclarecer e tangibilizar algo que pode ser de grande ajuda neste processo preservação do recurso mais nobre do planeta e que está se tornando cada vez mais escasso.
O estudo e conhecimento do tema em questão são importantes para que se verifique, que em uma ação aparentemente pequena e sem importância, pode ter enormes impactos positivos, se forem cada vez mais difundidos entre a população, quantos mais de nós nos engajarmos em ações de preservação, mesmo que pequenas, os resultados no todo podem ser muito grandes, pois a prevenção é a melhor maneira de manter nossas fontes de recursos, não só hídricos, mas todas as demais nos servindo de forma contínua e inesgotável.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Os últimos anos trouxeram a consciência de que a água, mesmo em lugares onde há grande disponibilidade deste recurso, deve ser tratada como um recurso esgotável. A gestão hídrica deve ser uma preocupação de toda a sociedade e não apenas daqueles envolvidos diretamente nos setores responsáveis pelo abastecimento de água. Este trabalho trata da limitada disponibilidade de água potável na Terra, além de apresentar os desafios da gestão destes recursos pelas partes envolvidas.
...