O SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA INDÚSTRIAS DE PANELAS METALÚRGICAS
Por: marciogbs • 20/11/2017 • Monografia • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 681 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA INDÚSTRIAS DE PANELAS METALÚRGICAS[a]
ADRIANO BORGES CANDEIA SEGUNDO
SÃO LUIS – MA
2016
[pic 2]
ADRIANO BORGES CANDEIA SEGUNDO
SISTEMA DE REAPROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA INDÚSTRIAS DE PANELAS METALÚRGICAS
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão como requisito para a conclusão do curso de Engenharia Civil.
Orientador: Prof. Me. Rogério Frade da Silva Souza
SÃO LUÍS – MA
2016
[pic 3]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
___ / ___ / 2016
Data de aprovação
_______________________________________
Orientando: Adriano Borges Candeia Segundo
_________________________________________
Orientador: Prof. Me. Rogério Frade da Silva Souza
Sumário
Sumário 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 JUSTIFICATIVA 6
3 OBJETIVOS 7
3.1 OBJETIVO GERAL 7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
4 METODOLOGIA 8
4.1 Área de estudo 8
4.2 Procedimentos Metodológicos 8
5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1 INTRODUÇÃO
A água é um recurso tão importante para os seres humanos, quanto o ar que se respira, pois sem ela nenhum ser humano consegue sobreviver.
Apesar da sua grande preciosidade, é um recurso escasso. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU[b]), do total hídrico disponível no planeta, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce. Desta última, temos que apenas 0,3% está disponível para o consumo, sendo encontrada de forma comum em lagos e rios. Os outros 2,2% estão dispostos em lençóis freáticos e aquíferos, nas calotas polares e geleiras.
Além disto, a água não está distribuída de forma igualitária em todas as regiões. Logo, essa desigualdade aliada às demandas crescentes do uso e a degradação da qualidade hídrica provocada pelo homem, pode vir a agravar ainda mais o conflito sobre o uso da água. Principalmente em países aonde a falta de recurso hídrico já é um problema há muitos anos, como Emirados Unidos[c] e Israel. Com isso, cresce a necessidade da utilização de novas técnicas visando um melhor aproveitamento de água.
Para o uso não potável uma das maneiras de suprir a grande demanda da população é realizando o método de captação e aproveitamento de água da chuva. A água coletada tem qualidade para uso em muitas atividades. Para a aplicação do sistema é necessário o estudo de viabilidade técnica de implantação.
Neste trabalho será desenvolvido um estudo de reuso de água pluvial de uma indústria de panelas metalúrgicas[d], apresentando um estudo de caso a partir de dados regionais de pluviometria da localização da empresa, a cidade de Patos,[e] localizada na mesorregião do Sertão do estado da Paraíba.
2 JUSTIFICATIVA
- Fonte alternativa à água potável.
- Conservação dos recursos hídricos disponíveis.
- Redução dos riscos de enchentes e erosões em área urbanas.
- Instalação de baixa complexidade.
- Obtenção hídrica com baixa concentração de poluentes.
- Redução dos custos associados as tarifas hídricas.[f]
- Propiciar melhoria no nível de sustentabilidade ambiental e socioeconômica da atividade industrial.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a viabilidade técnica da captação de água da chuva para posterior aproveitamento na indústria Alumínio São Paulo LTDA, localizada em Patos, PB.[g]
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Realizar pesquisa bibliográfica sobre o sistema de reaproveitamento de água pluvial na construção civil,[h] incluindo aspectos técnicos, legislação ambiental, dentre outros.
- Coletar dados disponíveis da estrutura física da indústria de panelas metalúrgicas, objeto do estudo de caso, tais como projetos, especificações técnicas, memorial descritivo, entre outros;
- Coletar dados sobre a atividade desenvolvida na indústria, enfocando as diversas possibilidades de aproveitamento das águas pluviais para fins não potáveis;
- Elaborar o projeto de sistema de reaproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis, incluindo calhas, condutores verticais, tubulação, reservatórios, bombeamento, entre outros.
- Identificar a redução de custos gerada pelo uso[i] do sistema de reaproveitamento de água.
- Realizar o correto dimensionamento de toda a estrutura do sistema de reaproveitamento de água pluvial, (área de impermeabilização de captação, calhas, condutores verticais, filtro autolimpante, reservatório de descarte da água de limpeza do telhado (água da primeira chuva), reservatório de armazenamento e tratamento da água.
4 METODOLOGIA
4.1 Área de estudo
A área de estudo está localizada na cidade de Patos, localizada na mesorregião do estado da Paraíba, [j]
...