OS SISTEMAS ESTRUTURAIS – METAL E MADEIRA
Por: Marcelo Augusto • 10/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.584 Palavras (11 Páginas) • 459 Visualizações
[pic 1]
R. Santa Teresinha, 160 - Centro, São José do Rio Pardo - SP
CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2° SEMESTRE DE 2018 - 8° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL
JÉSSICA DE ALMEIDA VASCONCELOS - RA: C40CJD-6
JOSÉ ROBERTO ROCHA JÚNIOR - RA: C242GI-4
MARCELO AUGUSTO DE SOUZA NATAL - RA: C5930I-4
NATÁLIA DE SOUZA ANDRADE OLIVEIRA - RA: C55021-3
WELINTON CASTRO ROCHA - RA: C643CJ-8
Trabalho apresentado à
UNIP-Campus Rio Pardo
vinculado às Atividades Práticas
Supervisionadas, como parte dos
requisitos para avaliação semestral,
no Curso de Engenharia Civil.
São José do Rio Pardo
2018
JÉSSICA DE ALMEIDA VASCONCELOS - RA: C40CJD-6
JOSÉ ROBERTO ROCHA JÚNIOR - RA: C242GI-4
MARCELO AUGUSTO DE SOUZA NATAL - RA: C5930I-4
NATÁLIA DE SOUZA ANDRADE OLIVEIRA - RA: C55021-3
WELINTON CASTRO ROCHA - RA: C643CJ-8
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2° SEMESTRE DE 2018 – 8° SEMESTRE DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado à
UNIP-Campus Rio Pardo
vinculado às Atividades Práticas
Supervisionadas, como parte dos
requisitos para avaliação semestral,
no Curso de Engenharia Civil.
São José do Rio Pardo
2018
RESUMO
O trabalho de APS (Atividade Prática Supervisionada) é realizado semestralmente por alunos de graduação da UNIP- Universidade Paulista, com objetivo geral de propiciar uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina em questão levando em conta a interdisciplinaridade do curso.
Neste semestre, a disciplina regente é “SISTEMAS ESTRUTURAIS – METAL E MADEIRA” onde a proposta é projetar um telhado em estrutura metálica levando em conta suas cargas permanentes e variáveis, calcular suas reações nas tesouras e dimensionar um elemento desta tesoura, além de criar uma maquete eletrônica 3D fidedigna ao exposto no projeto.
Palavras-chaves: Engenharia Civil. Estrutura metálica. Telhado metálico. Calculo de terça. Atividade Prática Supervisionada.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
ELEMENTOS BÁSICOS DE UM TELHADO METÁLICO 5
CONTRAVENTAMENTO 5
TERÇA 5
TRELIÇA 6
TESOURA 7
TIRANTE 7
PERFIS SOLDADOS 8
METODOLOGIA 9
MAQUETE 17
CONCLUSÃO 19
BIBLIOGRAFIA 20
INTRODUÇÃO
A estrutura metálica possui várias vantagens na área da Engenharia Civil, tais como: a grande variabilidade de formas, redução de tempo de construção, racionalização de materiais, alta resistência do material, além de garantir um canteiro de obras mais limpo e organizado.
Traz como pontos negativos a questão logística no que diz respeito ao transporte das peças metálicas (processo esse que pode ser muito complexo dependendo da região de execução da obra e do tamanho das peças a serem transportadas), e requer também uma equipe qualificada para conseguir realizar a montagem da estrutura de forma assertiva.
O avanço da tecnologia empregada no aço com o passar dos anos até os dias atuais, permite um grande campo de pesquisa, fato comprovado, por exemplo, com a adição de componentes químicos a liga de ferro e carbono, proporcionando um aumento na resistência do aço.
A fabricação de estruturas em aço no Brasil teve início no século passado, mas ainda assim, seu uso em construções de edifícios é pouco utilizado no âmbito nacional, porém, atualmente a estrutura metálica vem ganhando um grande espaço na utilização em construções de pequeno e médio porte, como no caso de galpões comerciais e industriais metálicos, por se tratar de uma construção que apresenta uma série de vantagens incluindo a agilidade na sua execução. A garantia de sucesso na obra está atrelada ao planejamento, elaboração e estudo da finalidade da construção, independente do material utilizado na obra, é dever do engenheiro realizar o projeto buscando sempre reduzir os custos e garantir a qualidade.
Neste projeto de uma cobertura metálica para um galpão com dimensões de 10m X 15m, abordaremos a finalidades dos elementos construtivos empregados na sua execução, atendendo as normas que regem esse tipo de construção.
ELEMENTOS BÁSICOS DE UM TELHADO METÁLICO
CONTRAVENTAMENTO
É um sistema de proteção na Engenharia Civil contra a ação do vento em edificações de grande porte, evitando uma deformação.
Em estruturas em aço, o contraventamento é feito a partir de barras finas com travamento em formato de um X, fazendo com que haja tração ao invés de flexão. O contraventamento tem como finalidade aumentar a rigidez. Em edificações de pequeno porte não é necessário considerar a ação do vento.
FIGURA 01 - Contraventamento
[pic 2]
Fonte: WikiPedia[1]
TERÇA
A terça é o que dá sustentação ao telhado, fazendo com que as amarrações das peças metálicas fiquem firmes. São várias as vantagens da terça na cobertura metálica, entre elas: as estruturas são fabricadas de acordo com a necessidade de cada projeto, precisando apenas da instalação, deixando os canteiros de obras organizados; possui uma grande durabilidade, já que é uma estrutura fixa, entre outros.
FIGURA 02 - Terça
[pic 3]
Fonte: DM Estruturas Metalicas[2]
...